COMEMORAÇÕES VIII ANIVERSÁRIO ELEVAÇÃO ESTARREJA A CIDADE

4 a 31 janeiro 2013

quarta, 26 de dezembro 2012

Precisamente oito anos depois da Elevação de Estarreja a Cidade, entre um conjunto de eventos, no dia 26 de janeiro de 2013 a Câmara Municipal irá reabrir a Casa-Museu Egas Moniz. A inauguração da ampliação da EB 2,3 Padre Donaciano de Abreu Freire, no dia 11, é outro dos momentos marcantes das comemorações do 8º aniversário da Cidade de Estarreja.

Estarreja celebra a efeméride durante todo o mês de janeiro, com o objetivo de assinalar esse momento histórico vivenciado em 2005 e que teve o seu ponto alto no dia 26 de janeiro com a publicação no Diário da República da Lei  nº 3/2005 de 26 janeiro que elevava Estarreja a Cidade.

Um título que impôs “mais responsabilidades, novos patamares de exigência e de qualidade de vida”, salienta José Eduardo de Matos, presidente do Município, e que Estarreja reivindicou depois de “terminadas, iniciadas ou confirmadas obras ou intervenções estruturais e garantidos serviços municipais mínimos de qualidade”. Sinais de progresso que José Eduardo de Matos entende “ser a verdadeira Elevação do Concelho”.

Dia Aberto na Casa-Museu Egas Moniz

A reabertura da Casa-Museu Egas Moniz marcará o ano de 2013, no campo cultural, após a realização de obras de recuperação. Renovada e melhorada, a casa de Avanca onde viveu o cientista assume novos desafios expositivos. Orçada em 154.972,15€, a empreitada – uma intervenção significativa e complexa com o principal objetivo de eliminar um problema de fungos, que surgiu no piso de madeira no rés-do-chão do edifício – obrigou ao encerramento da Casa Museu ao público e à retirada de todo o valioso mobiliário e peças expostas. A sessão oficial está marcada para o dia 26 e no dia seguinte realiza-se um Dia Aberto, convidando a população a visitar a casa do Prémio Nobel da Medicina de 1949.

Ampliação da EB 2,3 Padre Donaciano

Na educação, a Câmara concretiza a ampliação da EB 2,3 Padre Donaciano de Abreu Freire, inaugurando no dia 11 às 15h o novo bloco para o Pré-Escolar e a remodelação da envolvente. A obra insere-se no Programa de Requalificação da Rede de Escolas do 1º Ciclo e Ensino Pré-Escolar do Concelho, em curso desde 2008, e que absorve um investimento global de 6 milhões de euros. O novo bloco na Padre Donaciano foi adjudicado por 1.445.774,00€ num valor elegível para efeitos de candidatura ao QREN de 1.068.275,40€, sendo a comparticipação comunitária de 85%. O programa abrange ainda a Escola EB1 + Jardim-Infância de Pardilhó, concluída em setembro de 2010, e a Escola Sul atualmente em construção em Salreu.

A sessão de encerramento e a entrega de prémios aos alunos vencedores dos concursos do projeto RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade) desenvolvidos em meio escolar abre o programa das comemorações no dia 4 de janeiro, às 10h. A comunidade escolar expõe, na Biblioteca Municipal, os trabalhos apresentados a concurso no âmbito do RAMPA e decorrente da elaboração do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade promovido pela Câmara. Uma oportunidade dada aos estudantes estarrejenses para contribuírem com ideias para uma cidade inclusiva.

Comemorações com marca cultural

Tal como nos anos anteriores, o programa de aniversário da Cidade de Estarreja tem um cunho essencialmente cultural, um agente essencial para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e para o seu desenvolvimento. Afinal, como conclui o autarca, trata-se da real “Elevação da Cidadania, pois a cidade somos nós”.

Os artistas estarrejenses Joakin Pereyra e Elisabete Amaral expõem na Biblioteca e na Casa da Cultura, respetivamente. O Encontro de Trupe de Reis volta a juntar os grupos locais num encontro anual e tradicional que se realiza no Cine-Teatro de Estarreja.

A centenária Feira d’Ano, em Santo Amaro, continua a ser uma das feiras mais emblemáticas do concelho, no dia 15 de janeiro. O escritor Sérgio Paulo Silva será o principal orador da tertúlia Gentes da Nossa Terra, no dia 18.

Também no dia 26, o tradicional concerto comemorativo juntará no mesmo palco a Orquestra Filarmonia das Beiras, com Vitorino, Janita Salomé e Carlos Tavares, no CTE.

4, sexta | Biblioteca
10h00 Concurso Estarreja para Todos Encerramento e entrega de prémios

18h00 Exposição de Pintura “Nada sou sem…”, de Joakin Pereyra (patente ao público até dia 31)

5, sábado