Ampliação e acessos da EBI Padre Donaciano: “Estamos a falar de excelentes condições” para os nossos alunos

segunda, 14 de janeiro 2013

11 de janeiro de 2013. Um dia de festa na Escola Básica Integrada Padre Donaciano de Abreu Freire que marca “um novo início de uma escola diferente para melhor”, afirmou o diretor Óscar Ferreira. A Câmara Municipal inaugurou na sexta-feira à tarde o Bloco do Pré-Escolar, num investimento de 1.445.774,00€, e a remodelação da envolvente, reunindo toda a comunidade escolar.

Para o presidente do Município, José Eduardo de Matos, “o mais importante não é o valor financeiro mas o que permite em termos de criação de excelentes condições”, tendo como objetivo “uma educação com mais qualidade”. Para o executivo camarário “a educação é central” e um investimento como este terá de ser “mobilizador de mais responsabilidade” da parte da comunidade escolar, desde pais a professores. “Temos feito um esforço para que as escolas não tenham boas condições, estamos a falar de excelentes condições”, reforça José Eduardo de Matos.

Além da oferta de “melhores condições”, consegue-se a “junção dos vários níveis de escolaridade o que é sempre uma mais-valia para a educação e formação dos alunos”, disse Óscar Ferreira, um assumido defensor deste modelo escolar. Num edifício que apelidou de “magnífico”, o diretor da escola fez questão de reconhecer publicamente o trabalho da autarquia.

“Começarmos a ver o que é a minha conceção de escola. O que faz sentido é uma escola com educação pré-escolar, 1º, 2º e 3 ciclos”, salientou referindo-se também às condições físicas proporcionadas neste novo bloco: “as salas são melhores, o edifício é mais atual, as condições de trabalho são fantásticas”, o que tem deixado “os miúdos felizes”.

A autonomia escolar é um desafio de toda a comunidade. José Eduardo de Matos continua a defender a reivindicação de mais competências da parte do governo central para a “gestão dos conteúdos pedagógicos e curriculares”, na medida em que “acreditamos que quem está na educação aqui, sabe mais da educação para aqui”.

Acessos ordenados e seguros

Num esforço suplementar, a Câmara decidiu avançar também para a remodelação do espaço envolvente à escola, ordenando o trânsito automóvel que se tornava num verdadeiro pesadelo para quem ali circulava. Hoje, a diferença faz-se sentir claramente. “Muito melhor sem comparação nenhuma, as pessoas circulam de uma forma muito mais segura, desde que haja civismo também”, comenta o diretor da escola. “Melhorou imenso, há sempre quem não concorde com a forma como está, contudo o projeto foi discutido com os parceiros há 5 anos atrás”, relembrou sem deixar de elucidar que “todas as questões são resolvidas mediante diálogo”.

Independentemente da orientação do tráfego automóvel, agora com sentido único e acesso mais seguros e simples, para o presidente da Câmara o essencial é a melhoria alcançada. A envolvente “era um problema crítico e estrutural” tendo a câmara trabalhado numa “solução que possa servir a todos”. A obra, saliente-se não comparticipada ou seja assumida na íntegra pela Câmara, permite uma “melhoria das condições de acesso e o desaparecimento da confusão habitual implicando mais segurança”.

O novo bloco foi adjudicado por 1.445.774,00€ num valor elegível para efeitos de candidatura ao QREN de 1.068.275,40€, sendo a comparticipação comunitária de 85%. O edifício do Pré-Escolar, autonomizado, contém 6 salas, 1 polivalente, 2 salas para atividades da componente de apoio à família e outros espaços de apoio. A obra insere-se no Programa de Requalificação da Rede de Escolas do 1º Ciclo e Ensino Pré-Escolar do Concelho, em curso desde 2008, e que absorve um investimento global de 6 milhões de euros. O programa abrange ainda a Escola EB1 + Jardim-Infância de Pardilhó, concluída em setembro de 2010, e a Escola Sul atualmente em construção em Salreu.

A sessão de inauguração insere-se nas comemorações do 8º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade, que decorrem durante este mês.