Mau tempo: Proteção Civil desdobra-se no terreno

segunda, 21 de janeiro 2013

A Proteção Civil Municipal, assim como os serviços da Câmara Municipal, mantêm-se no terreno procurando resolver as várias situações resultantes do temporal do último fim-de-semana. Não houve mãos a medir nos últimos dois dias para acorrer às dezenas de incidentes que foram surgindo em todo o concelho. Os Bombeiros Voluntários de Estarreja receberam 37 pedidos de socorro, havendo apenas um ferido a registar.

Os ventos e precipitação fortes tiveram consequências várias: quedas de árvores sobre a via pública e habitações, inundações, telhas caídas, destruição de muros e infraestruturas públicas, como sinalização de trânsito, ou privadas, como painéis publicitários e paragens de autocarro, além de cortes sucessivos de linhas elétricas, que implicaram a inexistência de energia em todo o concelho e, ainda hoje, com situações pontuais por restabelecer.

“Foi um fim de semana de trabalho intenso, com muitas ocorrências e muitos meios na rua, tanto dos Bombeiros Voluntários como do Serviço Municipal de Proteção Civil. O concelho foi fustigado por inúmeros episódios de queda de árvores, de destelhamento de casas, equipamentos, cobertos e armazéns, entre várias outras situações”, descreve o presidente da Proteção Civil Municipal, Diamantino Sabina.

A intervenção da Proteção Civil procurou minimizar o risco coletivo, desobstruindo e acautelando a segurança da população. Diamantino Sabina acompanhou de perto as operações, quer no Quartel dos Bombeiros coordenando, quer no terreno avaliando as situações e definindo prioridades em conjunto com o comandante dos Bombeiros e adjunto. Algumas situações foram ainda acompanhadas pelos presidentes das Juntas de Freguesia.

“Apesar do muito que ainda há por fazer estou muito satisfeito com o profissionalismo e eficácia demonstrados. Felicito a coragem e tenacidade de todos os envolvidos nas operações de emergência”, realça o responsável que assume as funções de vereador da Proteção Civil na Câmara Municipal de Estarreja.

Os serviços de Proteção Civil iniciaram as operações na sexta-feira ao final da tarde com rondas pelos locais mais críticos, e à noite era cortado o trânsito na Rua Vale do Antuã. Durante a madrugada de sábado, entre a meia-noite e as 5 da manhã, o mau tempo originou inundações, nomeadamente no viaduto da Rua da Arrotinha, a queda de semáforos em Avanca e na EN109, em Estarreja, obrigando à sua sinalização, ou o tombo de árvores na EM558, Pardilhó, e na Rua do Corgo, Canelas, que tiveram que ser retiradas da via pública.

Situações que se foram repetindo um pouco por todo o concelho ao longo do fim de semana. Na manhã de sábado, dia 19, o vento fazia estragos em Salreu. Um telhado de chapa veio aterrar na EN109, em frente à Igreja, obrigando ao corte de trânsito, garantindo-se o acesso de peões ao recinto da igreja. Esta manhã, entre outras situações, procedeu-se à remoção de telhas e árvores caídas junto à Escola de Pardilhó e de telhas junto à antiga escola do Roxico.

Quinta de Egas Moniz afetada pelo mau tempo

Na Quinta do Marinheiro, Avanca, na propriedade que abrange a Casa Museu Egas Moniz, o mau tempo provocou estragos em todo o espaço exterior. Caíram 18 árvores de grande dimensão, junto ao lago e ao rio. As pontes encontram-se danificadas, o muro de divisão da propriedade foi derrubado em dois locais, um dos alpendres do BioRia ficou parcialmente destruído, assim como o poço e as margens do rio e do lago.

Estando prevista para o próximo sábado, dia 26, a reabertura da Casa Museu Egas Moniz, a Câmara Municipal irá delimitar por precaução uma zona na quinta interdita aos visitantes.

Para resolução de vários problemas provocados pelo temporal, os serviços da Divisão de Obras da Câmara intervieram hoje em vários edifícios municipais: Casa Museu Egas Moniz, Edifício dos Paços do Concelho, Pavilhão da Fontinha, Armazém do Edifício do DOMA, Escola e Pré de Pardilhó e Blocos da Teixugueira.

Será ainda necessário intervir nas Escolas Padre Donaciano, Congosta e Egas Moniz, Complexo de Desporto e Lazer, Mercado Municipal, Pavilhão de Avanca e armazém junto ao Cine Teatro, contudo as previsões climatéricas para amanhã e quarta-feira podem condicionar os trabalhos e causar mais estragos.

Aviso meteorológico: vento a partir das 4 h da manhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos do litoral norte do país em aviso vermelho, devido à agitação marítima. Aveiro é um dos distritos afetados, prevendo-se ondas com 7 a 8 metros.

Para hoje, o IPMA prevê, para o norte e centro, períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos mas a aumentar de intensidade ao longo do dia, podendo ser por vezes fortes e de granizo no litoral a norte do Cabo Mondego no final do dia.

As previsões apontam para queda de neve acima dos 400/600 metros, subindo a cota para os 800 metros a partir do final da manhã de hoje, e espera-se uma descida da temperatura para o final do dia.