Portugal em Direto na Casa-Museu Egas Moniz

sexta, 15 de fevereiro 2013

Esta sexta-feira, o "Portugal em Direto" da RTP1 visita a Quinta do Marinheiro e a Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca.  Pode acompanhar o programa a partir das 18h, na RTP1.

O espaço de informação nacional apresenta as atividades que decorrem no antigo Moinho de Meias, recentemente recuperado pela Câmara Municipal de Estarreja, e acompanha a visita de uma turma do 4º ano da Escola do Mato à Casa-Museu do único prémio Nobel português da Medicina, guiada pela diretora Rosa Maria Rodrigues.

A Casa-Museu Egas Moniz reabriu em janeiro deste ano, renovada e melhorada após o terrível ataque do Serpula Lacrymans, o fungo que se infiltrou no piso de madeira do rés-do-chão e que obrigou a uma intervenção urgente para evitar que se propagasse ao resto da casa e ao recheio. A complexa e delicada intervenção, financiada pela Câmara Municipal de Estarreja, implicou um orçamento de 154.972,15€.

Em 2008, a Câmara Municipal avançou pela primeira vez com obras de conservação, para combater a forte degradação, num investimento de 200 mil €. Uma obra de dignificação da Casa-Museu, referência maior do município e incontornável na região e em Portugal.

A Quinta do Marinheiro, que enquadra a Casa-Museu Egas Moniz, é um recurso que a autarquia tem vindo a valorizar, criando novos usos e dinamizando os diversos espaços, seja através do Moinho de Meias, do Pólo da Biblioteca, da Estufa Municipal ou do Percurso BioRia do Rio Gonde.

Website http://www.casamuseuegasmoniz.com/