Pista de BMX de Estarreja renasce com o apoio da Câmara

A Pista de BMX, localizada na Urbanização da Póvoa de Baixo, foi reativada para poder receber eventos regionais e nacionais mas também para reanimar a modalidade. No último sábado, recebeu um treino da Seleção Nacional de BMX Race.

quarta, 06 de março 2013

A Pista de BMX de Estarreja, localizada na Urbanização da Póvoa de Baixo, foi reativada para poder receber eventos regionais e nacionais mas também para reanimar a modalidade no concelho. No último sábado, recebeu um treino da Seleção Nacional de BMX Race.

Após alguns anos desativada, um grupo de moradores e outros interessados na modalidade uniram-se para dar uma nova vida à pista, com as correspondentes obras necessárias que a Câmara Municipal apoia com um subsídio de 7.500 €, uma vez que esta é a “pista mais a norte do país, pelo que se tratará de um elemento diferenciador, sendo uma mais-valia o investimento do Município de Estarreja nesta infraestrutura”, afirma o vereador do Desporto e vice-presidente do Município.

O Município construiu o equipamento em 2001 com um custo aproximado de 40 mil €, não tendo na altura sido estabelecido qualquer protocolo de manutenção. Apesar de alguma dinâmica inicial, a pista acabou por ficar votada ao abandono.

Agora, a Associação de Moradores da Urbanização da Póvoa de Baixo (AMUPB) fica responsável pela manutenção da pista, garantido também a sua sustentabilidade em termos de realização de provas, conjuntamente com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), pelo prazo de 3 anos. Por outro lado aposta-se na formação dos mais novos. A Secção de BMX da AMUPB vai criar a escolinha de formação destinada a crianças e jovens que queiram aprender a modalidade.

Esta fase de rejuvenescimento da pista teve por isso o acompanhamento da FPC, que se comprometeu a trazer para Estarreja algumas provas da modalidade, assim como a Seleção Nacional, até pela localização e proximidade da Pista ao Centro de Alto Rendimento de Anadia.

Pista recebeu treino da Seleção Nacional

O estágio de avaliação de início de época da Seleção Nacional de BMX Race incluiu um treino técnico na Pista de BMX de Estarreja, na manhã do último sábado. Alexandre Almeida, selecionador nacional de BMX, estava satisfeito por trabalhar no renovado equipamento.

"Tem sido um esforço da associação voltar a trazer o BMX para a região. Da parte da Federação tem havido toda a disponibilidade e acompanhamento técnico para que isso se torne realidade. O objetivo é tentar dinamizar o BMX no centro e norte do país e há um conjunto de pistas perspetivadas para estas zonas. Ter aqui uma pista é uma mais-valia e para breve está perspetivada uma prova com as equipas nacionais", anunciou o técnico nacional, referindo-se à data de 28 de abril, escolhida para a inauguração oficial da Pista de Estarreja.

No sábado, o treino da Seleção Nacional atraiu alguns curiosos desde crianças a adultos que vieram ver o treino dos sete corredores convocados por Alexandre Almeida, para a concentração que passou por Estarreja. Os escolhidos foram os ciclistas de elite Dário Piedade, João Cabanita e Miguel Domingos, o júnior Fábio Ferreira, a cadete Catarina Martins e os juvenis André Duarte e Wilson Inácio. O estágio terminou com a participação dos corredores na Prova de Abertura do BMX nacional, a Liga Luso-Espanhola, que se realizou no domingo, na pista do Forninho, Palmela.