“Aqui Portugal” da RTP na Casa-Museu Egas Moniz

Este sábado à tarde

O programa dos sábados à tarde da RTP realizará diretos de Avanca assinalando os 90 anos da Nestlé, cuja vinda para Portugal foi impulsionada por Egas Moniz.

sexta, 08 de março 2013

O “Aqui Portugal” visita este sábado, dia 9, a Casa-Museu Egas Moniz. O programa dos sábados à tarde da RTP realizará diretos de Avanca assinalando os 90 anos da Nestlé, cuja vinda para Portugal foi impulsionada por Egas Moniz com a criação da Sociedade de Produtos Lácteos em 1923.

Na Quinta do Marinheiro, o “Aqui Portugal” ficará a conhecer a história e o espólio da Casa-Museu, pertença da Câmara Municipal de Estarreja, como também os recuperados Moinhos de Meias.

As conversas a partir de Avanca focarão ainda as coletividades locais, nomeadamente o Rancho Grupo Etnográfico da Casa do Povo, o Cine-Clube, a Confraria da Broa, o Grupo de Música Tradicional Portuguesa Ventos da Ria, de Pardilhó, e a Associação de Apicultores das Terras do Antuã, sem esquecer o artesanato e os produtos gastronómicos.

Apresentado por Sónia Araújo e Jorge Gabriel, o programa é emitido em direto aos sábados, a partir das 14h e até às 18h.

Um pouco de história…

A fundação pelo professor Egas Moniz da Sociedade de Produtos Lácteos deu origem à atual Fábrica de Avanca da NESTLÉ. A 10 de março de 1923, sob o impulso do Prof. Egas Moniz, do Engº Rodolfo Leipold e do Juiz Artur Valente, nascia num 'prédio composto de terra lavradia e pinhal sito onde chamam Pensal, no Logar do Mato, desta freguesia de Avanca', a primeira fábrica de leite em pó em Portugal: a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda. Pouco tempo depois, a Sociedade de Produtos Lácteos obtém da Nestlé o exclusivo da fabricação e comercialização dos produtos NESTLÉ em Portugal.