Campeonato do Mundo: Estarrejense no topo da Ornitologia Desportiva

O jovem pardilhoense Fernando Domingues voltou aos principais palcos da Ornitologia Desportiva marcando presença num importante evento internacional em Itália e no Campeonato do Mundo, na Bélgica.

sexta, 08 de março 2013

O jovem pardilhoense Fernando Domingues voltou aos principais palcos da Ornitologia Desportiva marcando presença num importante evento internacional em Itália e no Campeonato do Mundo, na Bélgica.

A competir com os melhores do mundo, o pardilhoense conquistou a Medalha de Bronze no Campeonato Mundial de Ornitologia que decorreu em finais de janeiro em Hasselt, na Bélgica.

O tricampeão mundial de ornitologia em Equipas de Bicos de Lacre, classe F2-33, conquistou este ano uma medalha de Bronze, a primeira do seu espólio, "mas com um enorme sabor a ouro no que foi o Mundial mais concorrido de sempre na minha especialidade. Fui derrotado com todo o mérito, mas ainda provei uma vez mais a dedicação e qualidade como criador português além-fronteiras”, afirma o ornitólogo assinalando que “Portugal afirma-se, ano após ano, como uma das potências emergentes no que toca à Ornitologia Desportiva, conquistando desta feita mais de 100 medalhas".

Vencedor em Itália

Em novembro de 2012, o pardilhoense participou pela primeira vez naquela que é a maior manifestação ornitológica italiana de caráter internacional, chegando muitas vezes a superar o próprio Campeonato do Mundo, "L'Internazionale di Reggio Emillia".

Conquistou um primeiro lugar (com um Ventre Laranja) e três segundos (um com ventre laranja e os restantes na sua especialidade: Bicos de Lacre). A participação de aves a este concurso ultrapassa as 20 mil aves, sendo na sua grande maioria canários de cor e porte (mais de 90%).

A fundação da Societá Ornitológica Reggiana remonta aos tempos da II Grande Guerra Mundial. Esta associação criou a anilha (bilhete de identidade da ave que permite conhecer o numero de criador, da ave, ano, clube e Federação a que pertence) e a escala de pontuação para os Julgamentos. A própria história da exposição em si é um percurso feito lado a lado com a história. O lema desta Sociedade é "Criar é proteger", sinónimo da importância que este hobbie representa ao nível da conservação e proteção de espécies.