Aproximar a Proteção Civil à população

Com o objetivo de conciliar as atividades, reganhando sinergias na envolvência do público-alvo, a Feira da Juventude terá pelo segundo ano consecutivo a participação ativa da Proteção Civil.

quarta, 13 de março 2013

Com o objetivo de conciliar as atividades, reganhando sinergias na envolvência do público-alvo, a Feira da Juventude terá pelo segundo ano consecutivo a participação ativa do Gabinete da Proteção Civil e Florestal e dos Clubes da Proteção Civil das Escolas.

Estarreja pretende aproximar a população e entidades relacionadas com a proteção civil, mantendo a abertura à informação, formação e sensibilização sobre esta temática, transversal a todas as idades.

Promover o contacto entre as entidades de proteção civil e a comunidade escolar e população em geral; transmitir informação sobre medidas preventivas de forma a minimizar os riscos, prevenindo catástrofes, acidentes e pandemias; e sensibilizar a população para a participação ativa de cada cidadão na proteção civil são os objetivos do evento.

A feira apresenta um programa que congrega todas as entidades que têm trabalhado em prol desta matéria desde as escolas, GNR, Cruz Vermelha, Bombeiros, ou seja, o conjunto de entidades que se dedicam a esta matéria.

6ª Mostra de Meios da Proteção Civil

A Mostra de Meios realiza-se durante o primeiro dia da feira, dia 14, no Parque Municipal do Antuã, com a presença da GNR – Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Cruz Vermelha Portuguesa e INEM. Momentos a assinalar neste evento: a demonstração da equipa cinotécnica da GNR, às 10h45 no Polidesportivo, e a demonstração de socorro a vítima de acidente de aviação pelos Bombeiros, às 14h.

No Multiusos, as entidades apresentam-se com os respetivos espaços de informação. No stand da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), os visitantes podem experimentar os simuladores de força de embate e de tempo de reação, assim como o simulador “Sabias que…”.

Bombeiros locais, GNR e a Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Aveiro) mostram o trabalho que desenvolvem. Norteado pelo lema “O cidadão: Primeiro agente da Proteção Civil. Proteção Civil, uma tarefa de e para todos”, o SMPC dará a conhecer o Clube de Proteção Civil, o trabalho de informação e de sensibilização que tem vindo a ser feito nas escolas, bem como o trabalho operacional desenvolvido pelo Piquete Municipal. A feira receberá a visita do Comandante Distrital (CODIS) e da Técnica do CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, assim como de escolas e IPSS do concelho.

Dia 14, quinta

09h30 Sessão de Abertura
Presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos

10h00 Momento Musical
Conservatório de Música da JOBRA e EPA – Escola Profissional de Aveiro

10h00-16h30 MOSTRA DE MEIOS DA PROTEÇÃO CIVIL

10h45 Demonstração da Equipa Cinotécnica, da Guarda Nacional Republicana

11h00 Workshop Primeiros Socorros
Ângela Cardoso, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga EPE, dará uma sessão prática sobre noções de Primeiros Socorros, incluindo Suporte Básico de Vida

11h30 “Segurança no local de trabalho – Autoproteção”
Momento desenvolvido pelo Clube de Proteção Civil da Escola Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca. Consiste num desfile de profissionais seguros, cada aluno irá vestido de uma profissão mas, de forma segura com os convenientes equipamentos de proteção individual. A atividade resultou de uma formação dada pelo SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil e também da disciplina de Higiene e Segurança no trabalho, que os alunos frequentaram.

14h00 Demonstração de socorro a vítima de acidente de viação com ciclomotor, pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja

14h30 Emprego e Mercado de Trabalho

15h15 Carreiras Militares