Reserva tempo para a Poesia

“Reserva tempo p’rás pequenas coisas”, começa por recomendar Reinaldo Matos no seu poema “Cântico de Flores”. Um desses prazeres a descobrir é a poesia que a Biblioteca de Estarreja enaltece para assinalar o Dia Mundial da Poesia.

quinta, 21 de março 2013

“Reserva tempo p’rás pequenas coisas”, começa por recomendar Reinaldo Matos no seu poema “Cântico de Flores”. Um desses prazeres a descobrir é a poesia que a Biblioteca de Estarreja enaltece hoje e amanhã. Reserve o seu tempo e passe pelo espaço cultural.

A Biblioteca Municipal assinala o Dia Mundial da Poesia que se celebra esta quinta-feira, 21 de março. Durante o dia de hoje, o Baú da Poesia oferece poemas aos utentes. Amanhã à noite, às 21h30, realiza-se o Sarau "Chá e Poesia", destinado a todo o público e com entradas livres. “Cântico de Flores”, do autor estarrejense, é um dos poemas a partilhar numa noite dedicada às palavras e à poesia.

Cântico de Flores

Reserva tempo p’rás pequenas coisas
E pequenos prazer’s de cada dia:
P’ra ouvir o doce cântico das flores
No canto singular dum passarinho.

Reserva sempre tempo, dia a dia,
P’rás mais humildes e pequenas coisas,
E canto singular dum passarinho
Far-se-á ouvir num cântico de flores.

Sim, tira tempo p’rás pequenas coisas:
Reserva tempo, quando não tens tempo,
E ocupa o tempo, quando o tempo abunda, –

P´ra descobrir’s e conquistar’s o mundo
Nas coisas ínfimas que dão prazer,
Autêntica alegria, paz e amor.

Reinaldo Matos (1925 - 1993)

Exposição Cinema e Pintura

Quem durante este mês visitar a Biblioteca Municipal pode aproveitar para apreciar "Uma Exposição de Desenhos Animados de Avanca”. A mostra reúne desenhos e pinturas de 4 filmes de animação produzidos pelo Cine-Clube. Desde os anos 80 que em Avanca um estúdio de cinema de animação produz filmes de desenhos animados. Entre curtas-metragens e séries de animação são quase uma centena de filmes, que foram exibidos em televisões e festivais de cinema de todo o mundo. De cada filme ficaram desenhos de personagens, desenhos de ambientes, desenhos de narrativas, desenhos e pinturas de um exercício fílmico que aproxima as artes.

Website Biblioteca