Programa Férias Ativas assinalou o Dia da Floresta

sexta, 22 de março 2013

O Parque de Merendas do Antuã foi o palco das comemorações do Dia Mundial da Floresta, numa ação inserida nas Férias Ativas – Páscoa 2013, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja. Ontem, as 100 crianças e jovens, que durante esta semana participam no programa municipal de ocupação de tempos livres, plantaram a sua árvore.

Este ano, os participantes aprenderam também a reutilizar embalagens e garrafas de plástico que se transformaram em vasos onde foram plantadas as espécies. Agora, cada um tem a responsabilidade de cuidar e proteger a sua planta para um dia a transplantar para um local definitivo (quintal, floresta, jardim da escola…).

Foram plantadas espécies diversas, entre elas: Pinus Pinea (pinheiro manso), Camacyparis sp (camaciparis), Cupressus lusitânica (cedro do buçaco) e Arbutus unedo (medronheiro).

A manhã foi ainda preenchida com várias atividades: corrida dos animais da floresta, jogo do ninho e jogo das profissões florestais.

Esta ação envolveu os seguintes setores da Câmara Municipal: o Gabinete de Proteção Civil e Florestal, o Setor de Ambiente e a Escola Municipal de Desporto.

Após o regresso das férias da Páscoa, os alunos do 1º ciclo das escolas do concelho terão também a sua atividade alusiva a este tema, a qual terá lugar no dia 5 de abril no Arboreto Florestal do Antuã.

Férias Ativas Páscoa 2013

Apoiando as famílias durante a interrupção letiva, o Município de Estarreja promove um programa de ocupação dos alunos, proporcionando um conjunto de atividades para crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos. O plano de atividades compreende atividades de recreação e lazer, contemplando também uma componente pedagógica com oficinas de expressões e workshops, contribuindo para o desenvolvimento e formação dos participantes.

O grupo desta semana despede-se hoje das Férias Ativas com jogos aquáticos (Complexo de Desporto e Lazer) e minigolfe (Campo Murtosa) para as crianças e com Contos ao Vento (Biblioteca Municipal) e futebol (CDE) para os jovens.