Avanca ganha o maior centro cívico do concelho

O Arranjo Urbanístico do Centro Cívico de Avanca, orçado em 173.944,67€ (IVA incluído), veio revitalizar um espaço chave da vila: o núcleo onde se situa a Extensão de Saúde e a futura sede do Cine-Clube.

terça, 26 de março 2013

A sessão de inauguração da obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja decorreu no último sábado, dia 23 de março, na nova Praça do Gama, tendo sido presidida pelo presidente do Município, José Eduardo Matos, com a presença do presidente da Região de Aveiro, Ribau Esteves,  do vereador das Freguesias, Diamantino Sabina e do presidente da Junta de Freguesia de Avanca, José Artur Pinho.

Para o presidente da Câmara trata-se de assinalar a conclusão do “maior centro cívico do Concelho”, que agora se estende da Casa do Gama à sede da Junta, da Igreja ao Parque do Mato, dando corpo à intenção agora concretizada “de dotar a maior vila de um centro cívico compatível com a sua importância”. José Eduardo de Matos sublinhou também que esta foi “a década mais realizadora em Avanca, das ruas ao saneamento”, das áreas urbanas às naturais, mostrando que valeu a pena a aspiração de 1973, saudando o presidente da Junta de então, Armando Correia, ali presente.

José Ribau Esteves deu boa conta do investimento na ambiência do QREN e felicitou os autarcas locais pela bonita obra. O presidente do conselho executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro realçou o positivo contributo do município de Estarreja e também do seu 1º vice-presidente na CIRA, para os excelentes resultados que a região tem no panorama regional e nacional.

Para José Artur Pinho esta era a obra que faltava para “acabar com o pó que existia naquela área” e agradeceu à Câmara o esforço feito em mais este passo e mais este investimento municipal que qualifica Avanca e enriquece o 40º aniversário da elevação a Vila. A inauguração realizou-se em articulação com a Junta, inserida nas comemorações da efeméride.

Mais de 650 mil € de investimento no centro cívico

A intervenção requalificou o quarteirão, uma área anteriormente menos cuidada, conferindo-lhe uma nova imagem e criando novas utilidades, com a criação dos seguintes elementos: praça, estacionamento, arborização e espaços verdes, mobiliário urbano e iluminação. É de salientar que, com o objetivo de melhorar as acessibilidades, foram nivelados todos os espaços que compõem esta área.

Este projeto de beneficiação resulta de um estudo mais abrangente que veio analisar toda a malha urbana do centro cívico da freguesia. Completando o projeto global do centro cívico da maior vila do Município e fechando o ciclo das 3 fases anteriores, esta final intervenção consolida uma ampla centralidade, que se estende da Igreja Matriz, a sul, até ao Parque do Mato, a norte, e da Estrada Nacional 109, a nascente, até à Casa do Gama, a poente.

A Câmara Municipal investiu no Centro Cívico de Avanca 650 mil € envolvendo as 4 fases de arranjos urbanísticos, o Parque do Mato, o Largo da Igreja Matriz e a construção do Largo da Rua da Nestlé.

Moinho de Arcã recuperado

A festa não terminou sem a comitiva se deslocar  ao lugar de Arcã, onde foi recebida com foguetes e música, face à recuperação total do moinho em ruínas pela Junta e comunidade. A equipa de trabalho foi reconhecida, assim como os ofertantes de materiais e de alimentos, recebendo versos e palmas.

Aproveitando o pretexto da passagem superior da Refer, em articulação com a Câmara Municipal, foi possível juntar boas vontades e reerguer o Moinho de Arcã, onde passa o Rio Fontela. No sábado já se via farinha moída pelas mós e broa do forno. Juntando ao recentemente recuperado Moinho da Casa Museu Egas Moniz e a alguns particulares, Avanca tem já uma interessante rota de Moinhos.