Mostra das curtas-metragens resultantes das oficinas Variações sobre a Europa

Esta quinta-feira, dia 28, às 21h30, decorre a apresentação pública das curtas-metragens que resultaram das oficinas de Escrita Criativa e Vídeo decorridas no Cine-Teatro de Estarreja.

quarta, 27 de março 2013

No dia 28 de março às 21h30 será realizada a apresentação pública das curtas-metragens que resultaram das oficinas de Escrita Criativa e Vídeo decorridas no Cine-Teatro de Estarreja, no âmbito do projeto Variações sobre a Europa.

Esta é uma iniciativa conjunta do Cine-Teatro de Estarreja e da Setepés, com o objetivo de dar a conhecer o valor do trabalho desenvolvido pelos participantes das oficinas, além de proporcionar uma reflexão coletiva acerca da Europa e do papel que desempenha nos dias de hoje.

O projeto Variações sobre a Europa passou pelo Cine-Teatro de Estarreja no passado mês de janeiro sob a forma de duas oficinas – Oficina de Escrita Criativa e de Vídeo -, tendo sido colocado aos 15 participantes o desafio de pensar na Europa numa vertente artística e criativa. O resultado são quatro curtas-metragens que têm a sua apresentação pública no próximo dia 28 de março, quinta-feira, às 21h30 no auditório do CTE. A entrada é gratuita.

No grande ecrã do equipamento cultural estarrejense vão passar estes quatro produtos artísticos realizados segundo a visão dos participantes das referidas oficinas, no papel de cidadãos do velho continente. Os vários ângulos abordados e espelhados nas curtas-metragens tiveram como base os temas “Desafios Demográficos”, “Responsabilidade Cultural”, “Juventude e (des)Emprego”, “Cidadania e Participação”, dentro do contexto europeu.

O programa da sessão inclui as curtas “E Se…” de Raul Correia, Dulce Ferreira e Carina Mendes; “9 Meses e uma Salsicha”, de Ana Sousa, Alexandre Pontes, Carolina Rodrigues e Susy Costa; “Dade”, de Jorge Fernando, Carlos Dias e Virgínia Pereira, e “Dia E”, de Catarina Garrelhas, Madalena Silva, Hugo Grada e Pedro Marta.