Empresas do PACOPAR apoiam 19 projetos com 73 mil euros

As empresas químicas do PACOPAR entregaram apoios financeiros a 19 projetos de 15 entidades do concelho de Estarreja, no valor total de 72.770 €

quinta, 28 de março 2013

As empresas químicas do PACOPAR, Air Liquide, AQP, CIRES, CUF-QI e Dow, entregaram, no dia 14 de março, apoios financeiros a 19 projetos de 15 entidades do concelho de Estarreja, no valor total de 72 770 euros. Os donativos destinam-se a projetos nas áreas social, educativa e de proteção civil. Das 29 entidades candidatas ao programa de donativos, metade foi contemplada.

Os cerca de 73 mil euros atribuídos irão contribuir para a melhoria das condições pedagógicas em várias escolas, através da aquisição de materiais e equipamentos; do serviço prestado por instituições particulares de solidariedade social, através da renovação de infraestruturas e de equipamentos; para a construção e manutenção de habitação social; e para aumentar a capacidade de resposta da proteção civil concelhia, com a compra de novos equipamentos.

Com os 19 projetos contemplados este ano, as empresas químicas do PACOPAR já apoiaram um total de 97 projetos desde que iniciaram o programa de donativos. "Desta forma, ultrapassámos já o meio milhão de euros concedidos", lembra Diogo Almeida Santos, da CUF-QI, atual Secretário do PACOPAR.

"Desde o início, temo-nos preocupado em promover áreas que são estruturais para o desenvolvimento de Estarreja, como a educação, e que tenham inerentes preocupações com a melhoria das condições sociais da comunidade. Também temos privilegiado projetos que promovam a proteção da segurança da população e que tenham um inerente cariz ambiental e de preservação do património natural local, pois estes são fundamentos da existência e atividade do PACOPAR", afirma Diogo Almeida Santos.

O Agrupamentos de Escolas de Avanca, Estarreja e Pardilhó, a Escola Secundária de Estarreja, os Bombeiros Voluntários de Estarreja, a Conferência Vicentina S. Martinho de Salreu, a Associação de Solidariedade Social Filantrópica Veirense, a Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, a Associação de Solidariedade Estarrejense, o Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó, o Centro Paroquial de S. Miguel de Fermelã, a Cerciesta, a Associação Humanitária de Salreu e a Associação da Quinta do Rezende foram as entidades contempladas este ano.

O programa anual de apoios financeiros, promovido pela Air Liquide, Aliada Química de Portugal, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal, insere-se no âmbito da Atuação Responsável das empresas químicas, tendo como objetivo apoiar projetos sem fins lucrativos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida em Estarreja.

As candidaturas são selecionadas de acordo com os seguintes critérios: promoção da relação biunívoca da realidade industrial do Complexo Químico de Estarreja com a comunidade local, condição de viabilidade e concretização do projeto a médio e longo prazo e evidência de preocupação ambiental. O regulamento está disponível para consulta aqui.