Rota dos Moinhos de Avanca no próximo domingo

Inscrições terminam esta quinta, dia 4

quarta, 03 de abril 2013

Estarreja comemora o Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 7 de abril, com um passeio de bicicleta pelos Moinhos de Avanca, a terminar com um almoço na Quinta do Marinheiro. Os visitantes podem ficar a conhecer os belos exemplares de Meias, Zangarinheira e Arcã. As inscrições decorrem até dia 4 de abril.

O Município associa-se pela primeira vez ao Dia dos Moinhos Abertos de Portugal que se comemora pelo 7º ano consecutivo, numa iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, com o objetivo de fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país.

No concelho a iniciativa envolve três moinhos localizados na freguesia de Avanca, embora seja no Moinho de Meias que se irá concentrar grande parte das atividades, com a indispensável colaboração dos seus proprietários e o apoio da Câmara Municipal de Estarreja e da Confraria da Broa de Avanca.

Pretende-se chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral.

Nos dias 6 e 7 de abril, um pouco por todo o país, estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

A nível regional regista-se a adesão a esta iniciativa de perto de três dezenas de moinhos, de várias tipologias, em 12 concelhos do distrito de Aveiro: Albergaria-a-Velha, Aveiro, Vagos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Águeda, Estarreja, Vale de Cambra, Anadia, Arouca, Ílhavo e Castelo de Paiva.

Registe-se o facto da adesão a esta iniciativa se encontrar em crescendo de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que na edição do ano passado foram contabilizados mais de um milhar de visitantes nos moinhos da região de Aveiro.

Rota dos Moinhos de Avanca

Programa - 7 de abril, domingo

Horário 9h30 - 16h00

Ponto de encontro: Sede da Confraria da Broa de Avanca, Rua de Avanca (junto à estação CP)

Percurso (de bicicleta): Sede » Moinho da Zangarinheira (demonstração de funcionamento do moinho e início da preparação da farinha para cozer a broa) » Moinho de Arcã (demonstração do processo até colocar a broa no forno) » Moinho de Meias (Broa de Avanca a sair do forno e degustação). No final (12h30) haverá uma almoço na Quinta do Marinheiro, sujeito a inscrição prévia.

Inscrições: 5€, com direito a t-shirt e um naco de broa; 10€ com direito a t-shirt e almoço. Data limite de inscrição até 4 de abril, através do telefone 917 642 697 ou dos emails geral@broadavanca.com e geral@cm-estarreja.pt

Moinho de Meias

Moinho com três casais de mós edificado nas margens do rio Gonde, inserido na propriedade da Quinta do Marinheiro, onde se situa a Casa-Museu Egas Moniz, tendo sido recentemente recuperado pela autarquia local como espaço museológico e pedagógico.

Morada Rua de Meias, 3860-040 Avanca

Como chegar Ao chegar ao centro da Vila de Avanca siga a sinalética para chegar à Casa-Museu Egas Moniz. Logo depois do portão principal da Casa-Museu, corte à direita para a Rua de Santa Luzia. No fim da rua corte à direita para a Rua de Meias. O moinho fica 100m à frente, depois do pontão sobre o Rio Gonde.

Para mais informações sobre esta iniciativa na região de Aveiro contactar através do telefone 960045054 ou do correio eletrónico moinhosdeportugal@gmail.com.

Programa detalhado a nível nacional em www.moinhosdeportugal.org