Estarreja tem talento: 100 Músicos da nossa terra enchem-nos de orgulho

sexta, 05 de abril 2013

Uma centena de músicos no mesmo palco. Foi o resultado da 2ª edição do estágio “Músicos da Nossa Terra”, que teve lugar no Cine-Teatro de Estarreja. O concerto de encerramento, no último sábado, dia 30 de março, revelou a grande qualidade musical dos estarrejenses, com a participação dos solistas Sandro Andrade (tímpanos) e Marisa Figueira (soprano).

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, considera que o projeto “Músicos da Nossa Terra” deu mais um passo importante na sua consolidação. “A participação dos 100 jovens músicos é disso exemplo. Durante uma semana disponibilizaram-se para trabalhar arduamente na produção de música, com muitas horas de trabalho conjunto nas master classes de instrumentos e ensaios diários. Essa dedicação e esforço demonstram os muitos e bons talentos que o nosso concelho tem, que põem as suas capacidades, conhecimentos e qualidades ao serviço de boas ideias e que o trabalho em conjunto produz excelentes resultados. O concerto foi esse resultado final, que deixou maravilhados quem assistiu pela enorme qualidade que todos os intérpretes apresentaram”.

O projeto nasceu pelas mãos de Renata Oliveira, mentora e diretora artística do estágio que teve a sua primeira edição em julho de 2012. A jovem lançou a iniciativa no âmbito do programa de bolsas de estudo do ensino superior promovido pela Câmara Municipal, que implica a retribuição em ações de voluntariado por parte dos jovens beneficiários. Atual maestrina da Sociedade Filarmónica de Mões, Renata iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Banda Visconde de Salreu aos 7 anos, em Clarinete.

Jovem empreendedora lançou o projeto

A maestrina Renata Oliveira, sublinha João Alegria, é um bom exemplo “de uma jovem empreendedora que apresentou a ideia, trabalhou-a e encontrou os melhores executantes e parceiros para concretizar o projeto. O seu dinamismo, capacidade de liderança e profissionalismo fizeram congregar à sua volta todos estes jovens músicos e criar um concerto que juntou grandes talentos estarrejenses, que já dão cartas a nível profissional, em grandes escolas e orquestras nacionais e internacionais, como são os casos dos solistas Sandro Andrade e Marisa Figueira”.

Sandro Andrade, natural de Canelas, iniciou os seus estudos musicais na Banda Bingre Canelense e colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica da Casa da Música/ Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve e Banda Sinfónica Portuguesa.

Marisa Figueira, licenciada em canto pela Escola Superior de Música de Lisboa, é desde 2001 membro do Coro Gulbenkian, onde tem trabalhado com grandes maestros da atualidade. Com a sua esplendorosa voz de soprano emocionou a plateia.

De referir o envolvimento neste projeto da Banda Visconde de Salreu, Banda Bingre Canelense, Banda do Club Pardilhoense, Orquestra do Clube Cultural e Desportivo de Veiros e do Conservatório de Música de Aveiro que, para além da cedência de instrumentos, têm feito um trabalho de grande qualidade nas suas escolas de música, formando centenas de jovens. O concerto de encerramento contou ainda com a participação da bailarina Márcia Marques e de passistas das Escolas de Samba de Estarreja.

O projeto tem vindo a concretizar a finalidade com que nasceu: reunir os músicos de Estarreja, mostrando o potencial musical do concelho e dando à população o orgulho de ver traduzido em realidade o talento dos nossos músicos. E é também uma forma do concelho abrir os braços e chamar a si os músicos que se estão a formar e os profissionais que estão dentro e fora do país, fomentando assim o enriquecimento cultural e a participação da população.

“Estarreja tem talento e muitos talentos. E estes jovens deixaram positivamente uma mensagem de esperança no futuro, pois com trabalho e dedicação são capazes de contribuir para o desenvolvimento da sua terra”, referiu João Alegria, no final do espetáculo. O desejo manifestado no final do concerto é que se faça a terceira edição do projeto.

Este sábado, 6 de abril, o estágio “Músicos da Nossa Terra” estará no programa da RTP “Aqui Portugal”, fruto da visibilidade e da qualidade do mesmo.

» O projeto na web www.facebook.com/musicosdanossaterra | www.musicosdanossaterra.com

» Reportagem Porto Canal no menu Multimédia/Vídeos

» Galeria de Imagens aqui