Fernando Ferro quer continuar a crescer no Eco Parque de Estarreja

A MTEC Fernando Ferro & Irmão, Lda está já em plena laboração no Eco Parque Empresarial de Estarreja, após a sessão de inauguração.

quarta, 17 de abril 2013

A MTEC Fernando Ferro & Irmão, Lda está já em plena laboração no Eco Parque Empresarial de Estarreja, após a sessão de inauguração que decorreu na sexta-feira. A unidade fabril dá emprego a 25 trabalhadores e arranca “com maior capacidade porque já adquirimos mais um equipamento e estamos à espera de mais”, adiantou um dos sócios-gerentes Fernando Ferro.

A empresa opera na área da metalomecânica, na mecanização de peças técnicas para indústrias diversas e o investimento atual em Estarreja é de 850 mil €. Leonel Ferro, sócio-gerente, sublinhou que o Eco Parque de Estarreja reúne as condições ideais para a empresa. “É um local por excelência para qualquer empresa se instalar dada a qualidade do parque, as infraestruturas, os acessos e o apoio da Câmara. Tem todas as condições para muitas e mais empresas se instalaram cá porque realmente é um excelente parque industrial”.

O presidente do Município, José Eduardo de Matos, descreveu aos presentes o que era a zona onde hoje está implantado o Eco Parque. “Quando chegamos à camara há 12 anos isto era pinheiros e eucaliptos. A nossa emoção é a mesma dos que estão a inaugurar a sua fábrica”.

A entrada em funcionamento de mais uma empresa “hoje e nesta altura é muito importante, anima-nos muito, dá muita força”, afirmou o autarca valorizando a determinação e o trabalho dos dois jovens irmãos a quem a crise instalada não destruiu a garra empreendedora. “Os projetos empresariais nascem da energia e vontade de fazer, é fundamental” sendo este o exemplo e a lição de vida que estes empresários transmitem.

Há 12 anos, “percebemos que precisávamos de outro tipo de tecido empresarial e este parque nasce desse desejo”. Nessa medida “o nosso sonho é o vosso sonho”, afirmou o autarca durante a sessão de inauguração.

20% da produção destina-se à exportação

Os dois espaços que a Fernando Ferro ocupava em Silvalde, Espinho, eram exíguos para as necessidades crescentes da empresa, apostada em incrementar e internacionalizar a sua base de mercado. A nova fábrica ocupa um lote de terreno de 2.250 m2, localizado na Rua de Beduído, pertencente ao Loteamento I, do Pólo A, do Eco Parque do Município.

Às excelentes acessibilidades locais associam-se outras mais-valias, como a estrutura do parque empresarial de Estarreja e o facto de a metalomecânica e a metalúrgica serem áreas de atividade empresarial enraizadas na região.

Prestes a comemorar 14 anos, no dia 26 de abril, a empresa dos irmãos Fernando e Leonel Ferro, encontra-se numa fase de ascensão. “Estamos a crescer, vamos continuar a crescer, de outra forma não teríamos avançado para este investimento”, salienta Fernando Ferro acrescentando que “acreditamos que vamos conseguir atingir os objetivos a que nos propusemos e outros novos desafios vão aparecer”.

A empresa tem um volume anual de faturação de 920.000,00€ e exporta cerca de 20% da sua produção para países como a Alemanha, Itália, França, Inglaterra e Espanha. De Estarreja serão produzidos componentes para máquinas nas áreas automóveis, eletrónica e aeronáutica.