Alunos plantam aromáticas no Arboreto Florestal do Antuã

O Arboreto Florestal do Antuã, no parque da cidade, recebe esta segunda-feira a atividade comemorativa do Dia Mundial da Floresta, assinalando também o Dia da Terra

segunda, 22 de abril 2013

O Arboreto Florestal do Antuã, no parque da cidade, recebe esta segunda-feira a atividade comemorativa do Dia Mundial da Floresta, assinalando também o Dia da Terra, o qual tem a finalidade de consciencializar para a conservação, a biodiversidade e a proteção do Planeta. A ação é destinada às escolas do 1º ciclo (3º e 4º ano) e Cerciesta, que efetuaram a inscrição no início do ano letivo, abrangendo uma centena de alunos.

Dando continuidade ao projeto “Arboreto Florestal do Antuã”, iniciado em 2012, hoje as crianças plantam no “cantinho de aromáticas”, as primeiras espécies arbustivas aromáticas: Rosmanirus officinalis (alecrim), Salvia (salvia), Erica angustifólia (urze) e Cytisus sp.(giesta). Neste dia, há uma novidade a realçar, a colocação da placa identificativa das espécies florestais, com a designação das espécies e dos seus padrinhos/madrinhas.

Pretende-se assim proporcionar um espaço diferente, como uma “sala de aula viva”, onde é possível passear, relaxar e aprender! A construção do espaço está a ser efetuado por fases, pelos próprios alunos das várias escolas e instituições do concelho de Estarreja.

A primeira atividade decorreu a 21 de março de 2012, Dia Mundial da Floresta, a segunda teve lugar a 23 de novembro, assinalando o Dia da Floresta Autóctone, e agora marcando o Dia Mundial da Floresta e Dia da Terra, temos a terceira atividade neste espaço.

O projeto do Arboreto Florestal do Antuã enquadra-se no prolongamento do Parque Municipal do Antuã, com a nova ponte Pedonal que une o espaço rural ao espaço citadino, de forma harmoniosa.

As atividades tiveram início às 9h da manhã, com a presença das escolas do Mato, Santo Amaro e Laceiras. À tarde recomeçam às 13h45, com a escola das Cabeças e a Cerci.