200 Alunos de Estarreja estiveram uma tarde a jogar Xadrez

terça, 30 de abril 2013

A 2ª edição do Torneio Municipal de Xadrez de Estarreja surge no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) desenvolvidas no Município pelo Projeto PETIz da Universidade de Aveiro desde o ano letivo 2011/2012. Realizou-se no Multiusos de Estarreja no dia 20 de abril, sábado, onde estiveram presentes cerca de duas centenas de alunos vindos dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja, Avanca e Pardilhó.

Os alunos que frequentam a atividade do Xadrez nas AEC, dos 3.º e 4.º anos, deram vida a este evento e puderam usufruir de um ambiente de boa disposição e convívio, assim como os pais e encarregados de educação que acompanharam os jovens xadrezistas.

Este torneio constituiu-se como o ponto alto do trabalho principiado no início do ano letivo nas 14 escolas do concelho de Estarreja, onde “cerca de 350 alunos têm aprendido a jogar Xadrez, sendo o balanço do Xadrez nas AEC bastante positivo. Num inquérito de satisfação feito em meados do presente ano letivo, mais de 90% das crianças disse “gostar muito” do Xadrez (correspondente ao valor máximo numa escala de 4 valores). Temos igualmente tido uma resposta positiva dos pais e um entusiasmo grande dos alunos ao longo destes dois anos de ensino desta atividade nas escolas de Estarreja. Também tem sido positiva a avaliação que os professores titulares do 1.º Ciclo fazem do xadrez nas escolas”, afirmaram os responsáveis do Projeto PETIz.

Um dos objetivos deste projeto passa pela motivação dos jovens para a prática de Xadrez. Em Estarreja, o público tem à disposição o Centro Recreativo que se encontra aberto todos os sábados de manhã. Para mais informações a este respeito, os interessados devem dirigir-se à sede do CRE, na Praça Francisco Barbosa.

Realizaram-se 600 jogos!

Esta foi a 2ª edição do evento no Multiusos de Estarreja, onde estiveram presentes, entre alunos, pais e organização, mais de 500 pessoas. Os jogos foram disputados com um tempo máximo de 10 minutos para cada jogador e uma duração máxima de 20 minutos por jogo. Realizaram-se 6 sessões durante este torneio, totalizando perto de 600 jogos. No local dos jogos, estiveram colocadas 90 mesas, 180 cadeiras, 90 tabuleiros, 2880 peças de xadrez e 90 relógios.

O vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, considerou que este momento ficará na história de todos os que participaram, “pela alegria e entusiasmo com que jogaram, numa excelente demonstração de saber ganhar e perder”. Para além do desenvolvimento de competências que “este jogo traz para as aprendizagens, este torneio proporcionou o encontro interescolas, momentos cada vez mais importantes na troca de conhecimentos e do convívio entre alunos, pais e professores”, afirmou o autarca que marcou presença no evento.

Aluna de Laceiras vence por melhor desempate

Terminados os jogos e apurados os resultados, eis que chegou o momento ansiosamente aguardado por todos os jovens xadrezistas: a entrega de prémios. Estes foram entregues pelo vereador da Educação, João Alegria, e por António Ferreira, do CRE. O PETIz ofereceu 180 medalhas e 21 troféus, tendo a CM de Estarreja oferecido um computador de Xadrez. Todos os alunos receberam brindes oferecidos pelo Projeto PETIz/ Universidade de Aveiro e ainda um chocolate, oferta da Nestlé.

Nos dois primeiros lugares ficaram dois alunos empatados com 6 pontos, fruto de 6 vitórias, sendo que Beatriz Figueiredo, da Escola Básica das Laceiras, ficou em 1.º lugar da Geral, por melhor desempate, e Norberto Pinto da Escola Padre Donaciano ficou em 2.º lugar, ambos do 4.º ano.

Classificações Finais/Pódios:

1.º Beatriz Figueiredo (4.º ano/ EB1 Laceiras)
2.º Norberto Pinto (4.º ano/ EB Padre Donaciano)
3.º Valter Tavares (4.º ano/ EB1 Terra Monte)
4.º Gonçalo Sanches (4.º ano/ EB1 Mato)
5.º Matilde Silva (4.º ano/ EB Padre Donaciano)

Por Agrupamentos:
Agrupamento de Avanca: 1.º André Pinho (4.º ano/ EB1 Mato)
Agrupamento de Estarreja: 1.º André Castro (4.º ano/ EB1 Senhora do Monte)
Agrupamento de Pardilhó: 1.º Leonardo Freitas (3.º ano/ EBi Pardilhó)

Anos Escolares: 4.º ano – Rui Azevedo (EB1 Santo Amaro); 3.º ano – Xavier Barbosa (EB1 Mato); 2.º ano – Adriana Valente (EB1 Agro); 1.º ano – Martim Matos (EB1 Bandeira).

Sorteio – Computador de Xadrez: Bernardo Bastos (3.º ano/ EB1 Mato).

Notícia completa no link http://xadrez64.com/noticia/1402