PACOPAR reforça cooperação com bombeiros do distrito de Aveiro

Com o objetivo de melhorar a articulação do Complexo Químico de Estarreja (CQE) com a proteção civil distrital, as empresas químicas do PACOPAR organizaram um seminário e visita para os comandos das corporações de bombeiros do distrito de Aveiro

segunda, 06 de maio 2013

Com o objetivo de melhorar a articulação do Complexo Químico de Estarreja (CQE) com a proteção civil distrital, as empresas químicas do PACOPAR organizaram, no dia 2 de maio, um seminário e visita para os comandos das corporações de bombeiros do distrito de Aveiro. O evento, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja, foi composto por várias apresentações sobre os planos de emergência internos das empresas e uma visita às várias unidades de produção do CQE.

As empresas Air Liquide, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal deram a conhecer, no seminário realizado no auditório dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, os seus processos produtivos e respetivos produtos químicos envolvidos, os seus planos de gestão e controlo de riscos e planos de emergência internos.

A ação envolveu também a proteção civil municipal, liderada pelo vereador da Câmara, Diamantino Sabina, com uma apresentação sobre o Eco Parque Empresarial de Estarreja, salientando as medidas projetadas e em curso ao nível da prevenção e proteção civil e que fazem parte integrante do regulamento e gestão desse espaço.

Para o autarca, “a iniciativa é de louvar, tirando-se claros proveitos da sessão. Os comandos das corporações distritais vizinhas saíram de Estarreja com noções importantes sobre a realidade empresarial local”. Diamantino Sabina, responsável pela Protecção Civil Municipal, adianta que “com a aprovação dos Planos de Emergência Externo e Municipal de Emergência do Concelho, neste momento para aprovação na ANPC e que se espera para breve, pretende-se levar a cabo um exercício em grande escala envolvendo algumas das corporações presentes. A ideia já vem sendo partilhada há algum tempo tendo-se aproveitado o dia para a transmitir aos presentes. As corporações, tal como o CODIS de Aveiro, também presente, manifestaram o seu total interesse e disponibilidade”.

Seguiu-se uma visita às quatro empresas químicas, na qual os bombeiros puderam captar a dimensão das unidades industriais, envolvendo zonas edificadas, equipamentos de diverso porte e corredores de serviço e a sua disposição no terreno e respetivas acessibilidades.

"O PACOPAR tem uma estreita relação com os Bombeiros Voluntários de Estarreja, que são uma entidade membro do Painel. Com eles temos desenvolvido uma parceria de diálogo e partilha de conhecimentos, desenvolvendo várias ações de treino e articulação ao nível da resposta a emergência", declara Diogo Almeida Santos, da CUF-QI, atual Secretário do PACOPAR.

"Contudo, cremos que é importante desenvolver relações com outras corporações do distrito, que podem sempre ser chamadas a partilhar meios de socorro em situação de emergência. As empresas químicas do PACOPAR têm incorporada uma cultura de prevenção de riscos e esta ação insere-se nesse âmbito. Aprofundar o conhecimento sobre os nossos processos produtivos, os riscos inerentes e os nossos planos de emergência internos contribui para todos estarmos melhor preparados na resposta à emergência", conclui o responsável.

A visita das corporações de bombeiros do distrito de Aveiro foi preparada no âmbito dos objetivos do Grupo de Trabalho Prevenção de Riscos do PACOPAR, que tem como missão melhorar os meios de prevenção de riscos das empresas químicas, através da partilha de conhecimentos e comunicação sobre experiências, processos de segurança e resposta a emergência.

Lançada nova edição da Revista PACOPAR

O PACOPAR acabou de lançar a nova edição da sua revista anual. Um balanço sobre os projetos concretizados com o programa anual de donativos do Painel e uma reflexão de fundo sobre a formação profissional e empreendedorismo são os temas de destaque da publicação, que tem como entrevistado José Eduardo de Matos, presidente da Câmara Municipal de Estarreja. Como escreve António Castro Valente, chairman do Painel, em editorial, a edição de 2012 da Revista PACOPAR incita à reflexão sobre o passado e futuro da comunidade de Estarreja.

Mais informação no site do PACOPAR