Maio: Campanha da Leishmaniose

A Clínica Veterinária das Piscinas promove um rastreio gratuito da Leishmaniose ao mesmo tempo que recolhe donativos para instituições locais. O objetivo é dar a conhecer esta doença que está em expansão no nosso país, inclusive nesta área geográfica.

terça, 07 de maio 2013

A Clínica Veterinária das Piscinas, situada no centro da cidade de Estarreja, promove em maio uma campanha sobre a Leishmaniose. O objetivo é dar a conhecer esta doença que está em expansão no nosso país, inclusive nesta área geográfica, e efetuar ações de rastreio.

A Leishmaniose é uma doença infeciosa, grave, que pode ser mortal. É transmitida por um mosquito que ao picar no cão para se alimentar, lhe transmite as leishmanias. Estas são depositadas na pele aquando da picada e depois disseminam-se para vários órgãos. Assim, no cão as lesões iniciam-se na pele. O tratamento é difícil, custoso e prolongado. Nesta zona, a informação sobre a doença ainda é escassa, contudo é necessário ter em atenção que a patologia pode permanecer assintomática durante muito tempo e é transmissível ao Homem (Zoonose).

O objetivo da campanha é diagnosticar precocemente uma doença crónica e incurável nos nossos animais de companhia e proteger a população deste problema que pode afetar também a saúde pública.

A campanha consiste em ações de rastreio, que se baseia na recolha de uma pequena porção de sangue, na divulgação de informação preventiva e no tratamento sintomático da doença.

O teste será pago em géneros alimentícios e/ou num donativo monetário, destinado à aquisição de materiais didáticos, que reverterão a favor do Centro Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja e da Cerciesta.
 

. Mais informação sobre a doença neste link
. Consulte o website da clínica