Bibliotecas Municipais da Região de Aveiro arrancam com projeto pioneiro no país

No âmbito da CIRA, foi constituído um grupo de Trabalho, que engloba todas as Bibliotecas Municipais dos onze Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

terça, 07 de maio 2013

No âmbito da CIRA, foi constituído, em Dezembro passado, um grupo de Trabalho, cuja última reunião se realizou em Estarreja no passado dia 29 de abril, que engloba todas as Bibliotecas Municipais dos onze Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Neste âmbito, foi criada a Rede de Bibliotecas da CIRA (RBCIRA), uma Rede assente num trabalho colaborativo, respeitadora da individualidade de cada uma das unidades orgânicas que a compõem, criada com o intuito de prestar um melhor serviço público a todos os cidadãos, sobretudo aos que residam, trabalhem ou estudem em qualquer um dos Municípios da CIRA.

Assim, a RBCIRA propõe-se a colaborar, entre outros domínios, através da prestação dos seus serviços a todos os sobreditos utilizadores, independentemente da sua Biblioteca de origem.

Desta forma, qualquer cidadão que resida, trabalhe ou estude num dos Municípios da CIRA, pode usufruir de todos os serviços prestados por qualquer Biblioteca da RBCIRA, desde que se encontre inscrito em pelo menos uma delas, devendo, obrigatoriamente, respeitar e cumprir as normas dispostas no Regulamento interno de cada uma das Bibliotecas.

Para beneficiar do disposto anteriormente, o utilizador apenas tem de apresentar o respectivo Cartão ou documento equivalente.

Para Rosa Tomás, Vereadora da Câmara Municipal de Anadia, responsável pela coordenação deste Grupo de Trabalho, esta iniciativa representa uma significativa melhoria do serviço prestado aos cidadãos, pois permite-lhes usufruir não apenas dos recursos e serviços prestados pela Biblioteca da sua área de residência, mas de todos os existentes nas onze Bibliotecas dos Municípios que integram a CIRA, de forma livre e autónoma, em função da satisfação das suas necessidades.