XII Semana do Ambiente: Estarreja incentiva a compostagem doméstica

Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e do PACOPAR, promove-se um projeto inovador de cooperação comunitária na zona da Quinta da Costeira, freguesia de Beduído.

sexta, 24 de maio 2013

A compostagem doméstica será o tema a abordar no workshop marcado para esta sexta-feira, dia 24, às 21h, na Biblioteca Municipal no âmbito da 12ª Semana do Ambiente de Estarreja, com a presença de Miguel Oliveira e Silva, membro do Grupo de Ambiente do PACOPAR.

Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal, através do Setor de Ambiente e Serviços Urbanos, e do Grupo de Ambiente do PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável, de Estarreja, promove-se um projeto inovador de cooperação comunitária na zona da Quinta da Costeira, freguesia de Beduído.

O projeto tem a finalidade de dar uma alternativa à população ali residente, criando um espaço em terreno municipal, onde os munícipes aderentes poderão colocar num compostor os resíduos urbanos biodegradáveis (relva de jardim, borras de café, restos de vegetais, folhas).

Nesta sessão pretende-se desmitificar este processo simples que é a compostagem e mostrar de que forma podem os munícipes contribuir de forma positiva para a diminuição de resíduos indiferenciados produzidos e enviados para aterro, promovendo igualmente a separação seletiva das fileiras de papel/cartão, plástico/metal, vidro e pilhas.

Descida do Rio e Feira de Produtos Amigos do Ambiente

No domingo, dia 26, convidam-se os estarrejenses a passear no Parque Municipal do Antuã, onde podem assistir à 12ª Descida do Rio Antuã e à 5ª Feira de Produtos Amigos do Ambiente.

A feira tem início às 10h e vai reunir mais de uma dezena de participantes. Pretende-se sensibilizar para a importância do consumo de produtos saudáveis e amigos do ambiente e de fabrico nacional e local, promovendo-se desta forma os produtos produzidos no concelho, como o Mel do Antuã.

Às 15h30, mais de duas dezenas de embarcações e 100 participantes descem o rio, numa iniciativa do Centro de Cultura e Desporto de Salreu. Animação, criatividade e crítica social navegam no já apelidado Carnaval Aquático, que traz milhares de pessoas às margens do rio, centradas no parque municipal (ver notícia).

Na Biblioteca Municipal pode apreciar 8 dezenas de fotografias na exposição da 6ª edição do Concurso de Fotografia Estarreja Ambiente em Imagens, que abriu na última segunda-feira.

Atividades até ao final do mês

A 12ª edição da Semana do Ambiente de Estarreja, promovida pela Câmara Municipal, decorre até dia 31, com o objetivo de sensibilizar os estarrejenses e particularmente as gerações mais novas para as questões ambientais.

A Câmara Municipal dinamiza, desde 2002, a semana temática dedicada exclusivamente ao Ambiente – questão histórica em Estarreja. “Em 2002 quisemos virar o Concelho para a Ria e a Cidade para o Antuã, que pela 1ª vez descemos. Afinal essa maré foi subindo e, do Saneamento ao BioRia, do Parque às Ribeiras, juntamos miúdos e graúdos num caminho  de sustentabilidade que se renova, se descobre e se aprende todos os dias. É esse o desafio que uma vez mais lançamos, numa Parceria pelo Futuro”, afirma o presidente do Município, José Eduardo de Matos.

PRÓXIMAS INICIATIVAS DA SEMANA DO AMBIENTE

24maio 21h00 Workshop Compostagem Doméstica | Biblioteca Municipal
Orador: Miguel Oliveira e Silva, membro do grupo ambiente do PACOPAR

26maio Parque Municipal do Antuã