Carnaval no Antuã encheu as margens do Rio

Animação, criatividade e crítica social navegaram no já apelidado Carnaval Aquático, trazendo milhares de pessoas às margens do Rio Antuã.

quarta, 29 de maio 2013

Animação, criatividade e crítica social navegaram no já apelidado Carnaval Aquático, trazendo milhares de pessoas às margens do Rio Antuã, centradas no Parque Municipal. Um espetáculo bem divertido e gratuito.

A 12ª Descida do Rio Antuã, organizada pelo Centro de Cultura e Desporto de Salreu, com o apoio do Município, e inserida na 12ª Semana do Ambiente de Estarreja, reuniu 28 embarcações e mais de uma centena de participantes, de todas as idades.

O “S. Paio” que retratou a arte xávega ao mesmo tempo que satirizou a fiscalização ao peixe recolhido, com a participação de um grupo de 20 pessoas, foi o barco que venceu a edição deste ano. Este tema teve a preciosa ajuda dos burros Pimpinha e Boneca, que disfarçados de bois, tornaram a encenação mais real.

O desfile aquático percorreu o rio, num percurso com 4 km, entre a Ponte Velha e o Porto de Vacas, em Salreu, com passagem pelo centro da cidade de Estarreja. Barcos, jangadas, barcaças e todo o tipo de embarcações, desde que flutuem, dão um colorido e uma alegria especial à prova.

José Eduardo Matos e Abílio Silveira distinguidos

Antes da entrega dos prémios, o CCDS quis homenagear o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal pelo seu contributo para o início da Descida do Rio e para a sua manutenção ano após ano, tendo Manuel Almeida, presidente do CCDS, ofertado uma placa alusiva.

Em resposta, José Eduardo de Matos e Abílio Silveira sublinharam o crescimento desde 2002 desta iniciativa que, em linha com as políticas ambientais municipais, veio descobrir no Antuã um bom caminho, potenciado com o atual Parque em 2005 e agora a ponte pedonal.

Integrando desde sempre a Semana do Ambiente de Estarreja, já na sua 12ª edição, a Descida do Antuã pretende sensibilizar, de forma divertida, a população para a proteção dos recursos naturais e sua utilização sustentável, garantindo que as próximas gerações também usufruam das suas vantagens. Além do aspeto lúdico, a prova pretende contribuir para desenvolver um comportamento ambientalmente correto nos concorrentes e na população.

Resultados Descida do Rio Antuã 2013

Crítica Social:
1.º Tribunal do Antuã
2.º O Leito do Candidato
3.º Casamento do Antuã

Mais Divertido
1.º Casamento do Antuã
2.º Tribunal do Antuã
3.º S. Paio

Prémio Ecológico
1.º De Papel... não há dinheiro para mais
2.º Eco Choque