Estarreja recebe a meta final do Grande Prémio ABIMOTA/Região de Aveiro

quarta, 05 de junho 2013

3 dias, 3 etapas, 8 camisolas em disputa, 15 equipas, 24 municípios e um total de 501 km. Estes são os números da 34ª Edição do Grande Prémio ABIMOTA/Região de Aveiro que vai decorrer de 8 a 10 de junho de 2013, com partida da Galiza (Santiago de Compostela). Inclui três etapas muito competitivas, com a meta final em Estarreja.

O Grande Prémio de ciclismo Abimota/Região de Aveiro resulta do protoloco assinado, em 2011, entre a Abimota e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. A primeira etapa andará entre a cidade de Santiago de Compostela e Vigo, região da Galiza, com grande ligação económica e turística à Região de Aveiro. A segunda etapa, já em Portugal, na região minhota, tem partida no Município de Vila Nova de Cerveira e chegada a Viana do Castelo, terminando o terceiro dia com o já clássico percurso pelos Municípios da Região de Aveiro, acabando em Estarreja.

Chegada prevista para as 16h20

A 3ª etapa, no dia 10 de junho, percorrerá uma distância de 178,2 km desde Oliveira do Bairro, com partida às 12h, até Estarreja, estando a chegada prevista para as 16h20, na Avenida 25 de Abril, em frente ao salão de chá Fenícia, onde estará instalada a meta final. O pelotão vem da Murtosa, entrando na Rua Desembargador Correia Teles, com passagem pela EN109 e Rua dos Bombeiros Voluntários, chegando finalmente à Avenida 25 de Abril.

A cidade de Estarreja irá receber também a 3ª e última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, num percurso fechado com 1,6 km e com início às 14h, e destinado às classes C (amputados), D (surdos) e H (handcycle).

15 equipas de quatro países e cerca de 110 participantes

Refira-se que no protocolo assinado entre a Abimota e a CI Região de Aveiro foi realçada a importância de associar o grande prémio de ciclismo a regiões de forte procura de exportações e turismo, algo que os vários agentes envolvidos salientam como conseguido, ligando-se mais uma vez a componente desportiva com uma ação promocional organizada pela Entidade Regional Turismo Centro de Portugal em Espanha.

Em Santiago de Compostela, cidade que marca o início da competição, terá lugar um evento promocional da Entidade Regional de Turismo do Centro sobre a Ria de Aveiro, onde estará igualmente presente o projeto estarrejense BioRia.

A 34ª edição da prova apostou igualmente no reforço da sua componente internacional, contando com 15 equipas de quatro países diferentes. Às seis equipas profissionais portuguesas (escalão continental), somam-se três espanholas (BURGOS-BH,  Supermercados Froiz, repetentes e a Diputacion de Leon-Arte en Transfer) e as equatoriana RPM Team Ecuador e  paraguaia Start Paraguai. O pelotão, que terá cerca de 110 participantes, contará igualmente com quatro equipas de clubes portuguesas (sub-23) (Liberty, Maia, José Maria Nicolau e Anicolor).

Mais informações sobre o evento neste link

Consulte também o site da Região de Aveiro