Jovem Empreendedor Estarreja 2013: DESTAC e DOW Portugal atribuem prémios aos vencedores

terça, 11 de junho 2013

A DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja, em parceria com a Câmara Municipal e a Escola Secundária de Estarreja, com o apoio da Dow Portugal, vai atribuir os prémios do Concurso de Ideias Jovem Empreendedor Estarreja 2013, numa sessão agendada para as 9h30, na Biblioteca Municipal. Na sessão, os jovens estudantes vão ficar a conhecer a história e o percurso do alfaiate avancanense João Paulo Rodrigues.

O concurso, ao qual foram apresentadas quatro ideias, tem como objetivo a seleção de ideias inovadoras, nos vários sectores de atividade e que assentem principalmente na Inovação, Tecnologia e Responsabilidade Ambiental, em torno das quais se possa perspetivar a criação de novos projetos que num futuro possam ser desenvolvidos em empresas.

Após a apresentação dos trabalhos a concurso, os alunos terão oportunidade para contactar com um empreendedor num dos mais antigos ofícios de sempre, a alfaiataria. Um dos mais jovens alfaiates portugueses é de Avanca e dedica-se à criação de roupas masculinas de forma artesanal e sob medida.

João Paulo Rodrigues irá explicar em que medida a sua profissão é uma profissão de futuro, o que será posteriormente confirmado cientificamente por Irina Saur-Amaral, professora no IPAM Aveiro. O estudo “Ida ao alfaiate… uma experiência única só para elites?” comprova que trabalho não falta aos alfaiates portugueses, muito procurados pela classe alta, inclusive a proveniente dos mercados emergentes.

A fechar a sessão, serão finalmente divulgados os nomes dos vencedores e entregues os prémios pelo vereador da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, pelo diretor da DOW Portugal, Jacint Domènech, e pelo presidente da comissão administrativa provisória do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Jorge Ventura.

Sessão 11 junho de 2013 | 9h30 | Biblioteca Municipal de Estarreja

. Apresentação dos trabalhos a concurso pelos alunos

. “Alfaiataria, uma profissão de futuro”, João Paulo Rodrigues
Licenciado em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e a frequentar o Mestrado em Antropologia Médica na Universidade de Coimbra. Apaixonado pela Arte da Alfaiataria, é alfaiate colaborador da Ayres Bespoke Tailor, que tem fatos Made to Measurement e Bespoke, camisaria e sapatos à medida. É também um dos mentores da Slagen & Zonen, projeto com um conceito inovador de camisaria online.

. “Ida ao alfaiate… uma experiência única só para elites?” Irina Saur-Amaral
Irina Saur-Amaral é professora adjunta a tempo integral no IPAM Aveiro e Diretora do IPAM Lab Aveiro – Unidade de Investigação em Marketing e Consumo @IPAM – The Marketing School. É Editora da Revista Portuguesa de Marketing. Pertence a vários comités científicos de reviewers, inclusive do comité de Wiley PhD Innovation Award que premeia anualmente a melhor tese de doutoramento a nível mundial. Participa regularmente em júris de concursos que premeiam projetos inovadores e empreendedores portugueses.

Orientou o estudo científico “Ida ao alfaiate… uma experiência única só para elites?”, realizado no IPAM Lab de Aveiro ao longo de 9 meses (outubro de 2012 a maio de 2013) que permitiu o contacto com alfaiates de Norte, Centro e Sul do país, representando várias gerações de alfaiates e vários níveis de preço e serviço, e com clientes de alfaiates, representando também várias gerações e profissões.

O setor da alfaiataria portuguesa, pelas características que possuí, requer um conhecimento profundo dos atributos valorizados pelo mercado de luxo. Em Portugal, os empresários angolanos são clientes assíduos de muitos alfaiates lisboetas. Apesar de estarmos a viver sob uma conjuntura de crise quase generalizada, o mercado de luxo continua imune a essa conjuntura, sobretudo nos tipos de luxos “não-democráticos”, destinados à classe alta, sendo liderado pelo elevado consumo dos mercados emergentes e pela estabilidade aparente dos mercados tradicionais, alimentados pelo maior fluxo turístico, também.

. Anúncio dos Vencedores e Entrega de Prémios
João Alegria, vereador da Câmara Municipal de Estarreja
Jacint Domènech, diretor da DOW Portugal
Jorge Ventura, presidente da CAP do Agrupamento de Escolas de Estarreja

Prémios
Os prémios a atribuir terão duas categorias:
. Categoria Ideia Jovem (3º ciclo), destinado a jovens que frequentem o 7º ao 9º anos
. Categoria Jovem Empreendedor (Ensino Secundário), para jovens que frequentem o 10º ao 12º anos

Para o(s) vencedor(es) de cada categoria: cheque-prenda de 500€ (artigos escolares) atribuído pela DOW Portugal.

Para além do prémio monetário, a ideia mais pontuada terá direito a “Um dia na vida de um Executivo”,  um dia inteiro com um executivo de uma empresa ou entidade local de renome de forma a conhecer um dia no mundo do trabalho.