Grande Prémio Abimota – Região de Aveiro

Sérgio Ribeiro (Louletano) triunfa em Estarreja

sexta, 14 de junho 2013

A 34ª edição do Grande Prémio Abimota – Região de Aveiro terminou em festa em Estarreja. Três etapas, três vencedores ao sprint e um triunfo por segundos de Sérgio Ribeiro (Louletano – Dunas Douradas), que se manteve de amarelo desde o primeiro dia! A LA Aluminios – Antarte obtido o primeiro lugar por equipas.

De destacar a grande quantidade de espectadores que assistiram à chegada do pelotão constituídos por 15 equipas de quatro países e cerca de 110 participantes, com a meta final instalada na Avenida 25 de Abril, no centro da cidade. O vice-presidente do Município, Abílio Silveira, recebeu da organização elogios pelo apoio logístico garantido, assim como ao local que se revelou de excelência para a realização de provas deste tipo, nomeadamente pela envolvência do Parque Municipal e Multiusos, estruturas utilizadas de apoio à prova.

Relativamente à competição, as hostilidades começaram pouco depois da partida, em Oliveira do Bairro. Um grupo de jovens promessas arrancou do pelotão, na busca pelas lideranças da juventude e das metas volantes. O extenso grupo, de dezena e meia de unidades, chegou a ter, com uma hora e meia de prova (na passagem por Ílhavo) dois minutos de vantagem para o pelotão. Os que mais proveito tiraram foram António Carvalho e Pedro Paulinho que conseguiram ganhar pontos nas metas volantes, tendo o primeiro obtido a camisola dessa classificação. No mesmo grupo estava o camisola branca da juventude, Daniel Freitas, que tentava controlar o primeiro lugar no escalão.

Mas a dureza do percurso reuniu os 75 resistentes que já passaram no Alto do Decide, meta de montanha em Sever do Vouga, todos juntos. César Fonte, da EFAPEL/GLASSDRIVE conseguiu, de forma tranquila, garantir o primeiro lugar da classificação de melhor trepador, pontuando na contagem de montanha. Depois foi a descida e em aceleração o pelotão chegou a Estarreja onde as bonificações poderiam ditar o vencedor. E ai o Louletano – Dunas Douradas apostou forte. Se Filipe Cardoso vence a etapa, os segundo, Sérgio Ribeiro, e terceiro, Jorge Montenegro, garantiram desde logo a primazia da prova para a formação algarvia.

O argentino Jorge Montenegro conseguiu, com este último esforço, a camisola verde dos pontos enquanto César Fonte (Efapel – Glassdrive) foi  líder da montanha. Daniel Freitas, da Anicolor, foi duplo vencedor, sendo o melhor homem das equipas de clube e o primeiro no prémio da Juventude. A camisola das metas volantes sofreu alteração no último dia, com António Carvalho, da LA Aluminios-Antarte a triunfar de forma apertada sobre o seu colega de equipa Pedro Paulinho. A geral por equipas também foi decidida no último dia, e o vencedor foi a LA Aluminios-Antarte.

O último dia foi também marcante pois Estarreja recebeu e vitoriou os participantes na terceira e última etapa da Taça de Portugal de Paraciclismo, num circuito fechado no centro da cidade (resultados via Federação Portuguesa de Ciclismo).

Presente na final do Grande Prémio esteve o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, que veio propositadamente a Estarreja, para assistir ao término da prova. Na entrega dos troféus, marcou presença o presidente do Conselho de Administração da CI da Região de Aveiro, Ribau Esteves.

Nos endereços www.grandepremioabimotaregiaodeaveiro.com e https://www.facebook.com/gpabimotaregiaodeaveiro estão disponíveis todas as informações sobre a prova.