Natural de Estarreja: Histórias sobre “gente aventureira” inspiram Maria João Ruela

A jornalista Maria João Ruela esteve na 3ª edição da Feira do Livro e do Artesanato de Estarreja, que decorreu este mês na Biblioteca Municipal, com a presença de vários autores.

sexta, 21 de junho 2013

A jornalista Maria João Ruela esteve na 3ª edição da Feira do Livro e do Artesanato de Estarreja, que decorreu este mês na Biblioteca Municipal, para apresentar o seu livro “Viagens Contadas”. Agora, um novo desafio se coloca à pivô da SIC, nascida no Hospital Visconde de Salreu e criada em Pardilhó, escrever sobre as histórias da sua terra.

Pela primeira vez, Maria João Ruela apresentou em Estarreja, donde é natural, o seu livro “Viagens Contadas”. Confessando algum nervosismo pela “responsabilidade acrescida de falar para as pessoas da nossa terra”, Maria João Ruela partilhou com a audiência as experiências que viveu nos locais mais inóspitos como o Nepal e a Patagónia.

A pivot da SIC viaja sempre com um caderno de notas na mochila, onde vai anotando tudo o que os olhos registam, lugares que encontra perdidos no mapa e que lhe marcam a alma, paisagens que a deixam sem fôlego. “Vou registando aquilo que vou vivendo e as emoções que vou tendo”, reunidas neste seu primeiro livro.

Longe das aventuras no Nepal, Patagónia, Marrocos, Noruega e outros destinos, Maria João Ruela regressa às origens por onde tem andado no último ano. Agora empenhada em recuperar a casa do seu avô, em Pardilhó, “para que não se perca a sua memória”, que “marcou bastante a minha existência”, assim como a sua freguesia, a jornalista quer encontrar, “uma história ou histórias de pessoas que me possam inspirar”, num mundo de gente aventureira, onde “há matéria interessante”, adianta prometendo que é algo que vai investigar.

Feira do Livro juntou Luis Miguel Rocha

A 3ª edição da Feira do Livro e do Artesanato de Estarreja decorreu durante este mês e contou com a presença de vários autores para apresentação de suas obras, destacando-se a presença da também estarrejense Liliana Lavado, escritora revelação da fantasia urbana portuguesa, com a sua história cativante “Inverno de Sombras”.

Outro nome de referência presente nesta edição foi o autor Luís Miguel Rocha, cujas obras já foram apresentadas em vários países, encontrando-se editadas em várias línguas, e que veio apresentar a sua mais recente obra “A Filha do Papa”. Luís Miguel Rocha é um autor que tem estado no top de vendas e foi o 1º escritor português a estar no top do New York Times.

Durante este mês, na Biblioteca Municipal pode apreciar a Exposição de Fotografia “Mercado Antigo”, do Núcleo Fotográfico do Baixo Vouga. A edição de 2012 do Mercado Antigo foi captada pelas objetivas de Carlos Marques, Orlando Azevedo e Abel Cunha.

+ INFO no site da Biblioteca Municipal http://estarreja.bibliopolis.info/