Criado Fundo Municipal de Apoio Social +Estarreja

A Câmara Municipal promove o programa +Estarreja, com o objetivo de apoiar famílias que se encontrem em situação de emergência social.

quarta, 26 de junho 2013

Torna-se necessário, agir e desenvolver novas políticas sociais, ajustadas à realidade, contemplando necessidades básicas, no que respeita ao bem-estar social das famílias.

Com a tendência crescente das dificuldades sócio económicas, a Câmara Municipal promove o programa +Estarreja, com o objetivo de apoiar famílias que se encontrem em situação de emergência social, em articulação com o Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó e Santa Casa de Misericórdia de Estarreja. O protocolo de colaboração foi assinado na última sexta-feira, nos Paços do Concelho.

O presidente do Município, José Eduardo de Matos, a vereadora da Ação Social, Rosa Simão, a provedora da Santa Casa, Rosa de Fátima Figueiredo, e Saul Duarte, da direção do Centro Paroquial, estiveram reunidos para a celebração do acordo, tendo sido referido o aumento do número de casos e pedidos de ajuda que chegam todos os dias à Câmara e instituições.

Indo de encontro aos testemunhos dos dirigentes das IPSS, a vereadora Rosa Simão constatava que a autarquia tem sido muito solicitada por famílias que se deparam com situações económicas complexas, daí ter proposto esta nova parceria às duas entidades que gerem atualmente cantinas sociais.

A nova resposta tem por objetivo apoiar famílias ou pessoas singulares, cujas condições sócio económicas sofreram alterações significativas, na sequência de situação de desemprego, doença súbita ou outra, impeditiva de angariar rendimentos capazes de fazer face às despesas básicas, como as relacionadas com a aquisição de medicamentos, consumo de água, eletricidade e gás, renda de casa ou prestação de aquisição de habitação.

Os apoios destinam-se a agregados familiares ou indivíduos isolados, comprovadamente carenciados e residentes no concelho. O montante máximo anual do apoio por agregado familiar será de 419.22€. O montante financeiro a atribuir pela Câmara em 2013 é de 12.000.00€. As candidaturas devem ser dirigidas à Divisão de Educação, Cultura e Coesão Social.

O +Estarreja complementa a Rede Social e as medidas sociais já existentes no Município.