Percurso Grandes Médicos Portugueses na Casa Museu Egas Moniz

O ciclo de visitas coordenadas pelo escritor Mário Cláudio sob o mote Percursos Grandes Médicos Portugueses passou pela Casa Museu Egas Moniz.

quarta, 26 de junho 2013

Inserida na série de visitas que o escritor Mário Cláudio tem vindo a coordenar sob o mote Percursos Grandes Médicos Portugueses, decorreu no passado dia 22 de junho, sábado, uma visita guiada à Casa Museu Egas Moniz, em Avanca.

A ação culminou com uma palestra sobre o tema “Leucotomia versus lobotomia”, orientada por Paulo Cunha e Silva, médico de formação e professor de Pensamento Contemporâneo na Universidade do Porto. Foi programador da Porto 2001 Capital Europeia da Cultura e foi diretor do Instituto das Artes do Ministério da Cultura.

Egas Moniz constitui uma referência obrigatória quando se fala dos vultos do século XX, bem como da História da Medicina, dadas as suas descobertas no domínio da Angiografia Cerebral (1927) e da Leucotomia Pré-Frontal (1935), pela qual foi galardoado com o Prémio Nobel da Medicina em 27 de Outubro de 1949.

Talento multifacetado e dotado de vontade indómita de vencer, Egas Moniz pode ser caracterizado como um homem completo, pois foi sucessiva e simultaneamente um admirado professor universitário, um grande homem politico e um presidente e corajoso investigador, um homem de letras e um orador exímio.

 

Consulte o site da Casa-Museu Egas Moniz