Férias Ativas de Verão: 3 centenas de famílias confiam os seus filhos ao programa municipal

Durante o mês de julho, mais de 3 centenas de crianças e jovens participam nas Férias Ativas de Verão 2013, programa municipal de ocupação dos alunos durante as interrupções letivas.

sexta, 05 de julho 2013

O primeiro campo de férias que teve início na última segunda-feira, dia 1 de julho, termina esta sexta-feira. O grupo de 40 crianças visita a Magikland, em Penafiel. Já mais crescidos terão um dia preenchido com andebol e cinema. Na próxima semana, entre as atividades previstas destacam-se a orientação, a canoagem e o ténis, a visita ao BioRia, a ida à praia da Torreira ou as oficinas de expressões na Biblioteca e o cinema no Cine-Teatro.

O modelo do programa envolve os vários serviços municipais, rentabilizando e potenciando os recursos humanos e financeiros. As crianças e jovens são acompanhadas pelos professores da Escola Municipal de Desporto, com o apoio de 24 voluntariosos Membros de Partilha, nas 3 últimas semanas de julho. Nesta primeira semana, as Férias contam com a colaboração de Alunos Estagiários da Escola Secundária de Estarreja do Curso Tecnológico de Desporto.

Segurança validada

Nesta primeira semana de atividades, o programa foi alvo de uma inspeção por parte da ASAE, tendo a auditoria concluído que a Câmara Municipal de Estarreja está de acordo com a lei em vigor e cumpre com todos os requisitos necessários e exigidos legalmente para este tipo de oferta.

Este ano, pela primeira vez, o Município abriu também inscrições para os meses de agosto e setembro, tendo-se conseguido o número mínimo de alunos para a semana de 5 a 9 de agosto.

Apoiando as famílias durante o período de férias, o Município de Estarreja proporciona um plano diversificado, direcionado para crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, que compreende a realização de atividades culturais, de recreação, lazer e desportivas, contemplando também uma componente pedagógica com oficinas de expressões e workshops, contribuindo para o desenvolvimento e formação dos participantes.

Descontos para irmãos e valores mais acessíveis para famílias

Tal como já vem acontecendo desde o ano passado, a autarquia aplica reduções na taxa de inscrição e apoia as famílias mais carenciadas que beneficiam da ação social escolar. A Câmara Municipal pratica uma redução de 20% no valor máximo de participação, resultando numa taxa de 20 €/semana, para além de introduzir novos descontos: de 10% para os que se inscrevam em 2 semanas e de 10% para irmãos. No universo de inscritos, 10 a 15% dos participantes beneficiaram de reduções na inscrição.

Campos de Férias em julho
1ª semana 1 a 5 julho
2ª semana 8 a 12 julho
3ª semana 5 a 19 julho
4ª semana 22 a 26 julho

» Ainda há vagas para as duas últimas semanas do mês de julho e os interessados em participar podem inscrever-se no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja.

Vagas:
3ª semana: 6 vagas jovens
4ª semana: 3 vagas crianças e 12 vagas jovens

Receção das crianças no Pavilhão Municipal de Estarreja
Receção: 8h30-9h/ Entrega: 16h50-17h

PROGRAMA GERAL

CRIANÇAS
Canoagem
Patinagem
Jogos Aquáticos
Jogos de Praia
Basquetebol