Expansão do Sistema do Carvoeiro abrange reforço da rede em Estarreja

A Associação de Municípios do Carvoeiro Vouga (AMCV-Vouga) tem a decorrer o processo de Expansão do Sistema Regional do Carvoeiro (SRC), que inclui o reforço da rede no município de Estarreja.

segunda, 08 de julho 2013

No passado dia 26 de junho, teve lugar na sede da AMC-Vouga, em Albergaria-a-Velha, o ato simbólico de início das obras, após a adjudicação da principal empreitada ao consórcio constituído pelas firmas DST/ABB. A empreitada tem um prazo de execução de 400 dias.

O SRC, enquanto fornecedor de água em alta, integra-se numa estratégia regional, ampla e racional, com o projeto da barragem de Ribeiradio em construção, a montante, e da AdRA e da SIMRIA, a jusante.

Investimento privado e europeu de 30,4 milhões €

Com as suas captações no rio Vouga, na zona do Carvoeiro, as obras no SRC, constam essencialmente na execução de uma nova captação superficial, em ampliação e melhorias significativas da sua ETA, na ampliação da rede aos municípios de Oliveira do Bairro e Vagos, e ao reforço da rede nos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo e Murtosa.

Trata-se de um investimento total de 30,4 milhões de euros, que não requer qualquer esforço financeiro dos municípios: o investimento é integralmente assegurado pelo QREN (POVT), em 17,4 milhões de euros, e pela Concessionária Águas do Vouga, em 13 milhões de euros.

Após a conclusão das obras, o SRC passará a ser constituído por uma rede de 248 km de tubagem, 33 pontos de entrega, 5 estações elevatórias, captações com 12 poços/furos e uma captação superficial, e ainda uma Estação de Tratamento de Águas (ETA).

Obras em 8 Municípios até final de 2014

Saliente-se que este projeto foi aprovado, para além da AMC-V, da Aquapor e da Águas do Vouga, pelas Câmaras e Assembleias Municipais dos Municípios de Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro e Vagos. Foi também aprovado pela ERSAR e pelo QREN-POVT e foi visto pelo Tribunal de Contas.

O SRC servirá uma população estimada de 400.000 pessoas, ficando preparado para um fornecimento anual superior a 15 milhões de m3.

Através da atual concessão de exploração à empresa “Águas do Vouga”, premiada nacionalmente pela boa gestão e qualidade da água fornecida, a AMC-Vouga conta manter o SRC como um dos melhores sistemas de abastecimento de água em alta do país, com o menor preço por m3, garantindo desta forma aos oito municípios associados, o principal abastecimento de água em alta, de qualidade para o consumo humano.

O Sistema Regional do Carvoeiro  é propriedade da Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga.

A ÁGUAS DO VOUGA, S.A. (detida a 100% pela Aquapor-Serviços, S.A.) é a empresa que detém a Concessão da Exploração e Gestão do sistema.