Requalificação da Rua Tavares da Silva: Trânsito interdito a partir de segunda-feira

sexta, 12 de julho 2013

No âmbito da empreitada em curso de beneficiação da Rua Dr. Tavares da Silva, no centro da cidade, o trânsito automóvel estará condicionado a partir de segunda-feira, dia 15 de julho de 2013, no entroncamento com a Rua Alexandre Miranda, dando-se início à execução da plataforma elevada em frente ao Complexo de Desporto e Lazer (CDL).

Aquela zona, apetrechada com passadeiras, será elevada com material diferenciado ao mesmo nível dos passeios, garantindo-se a segurança para os peões e ciclistas, sendo a componente da mobilidade para todos uma marca deste projeto.

Os trabalhos vão arrancar a partir da Rua Alexandre Miranda, pelo que o trânsito será cortado no limite nascente desta rua, mantendo-se aberto na Rua Dr. Tavares da Silva. O acesso ao Lidl processar-se-á da forma habitual. O acesso ao Pingo Doce, CDL e CDE terá que ser feito pela Rua da Quinta Velha ou pela Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva.

A partir de quarta-feira, dia 17, será fechada a circulação em todo o entroncamento, durante o prazo previsto de 1 semana. A partir desta data, o acesso ao Lidl processar-se-á da forma habitual. O acesso ao Pingo Doce terá que ser feito pela Rua da Quinta Velha e o acesso ao CDL e CDE pela Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva (à Escola Secundária).

Já é visível a nova dimensão  e condições da via

A requalificação do eixo estruturante da Tavares da Silva avança ao ritmo previsto, tendo a obra atingido 79% da sua execução total, com a pavimentação de passeios e a colocação de base de agregado de granulometria extensa para posterior pavimentação.

A via está perfilada, sendo já visível a dimensão da alteração introduzida, estendendo-se a sua intervenção para norte, por cedência do proprietário, entrando na Rua da Quinta Velha, quase até aos semáforos na antiga EN109.

A empreitada teve início em agosto de 2012 e inclui a demolição e reconstrução de muros, demolição de uma habitação, construção de passeios, baias e parques de estacionamento de apoio ao CDL e ao Clube Desportivo de Estarreja, bem como de uma ciclovia, instalação de redes de águas residuais, águas pluviais, abastecimento de água, gás natural, infraestruturas telefónicas e elétricas bem como a colocação de sinalização, mobiliário urbano e arborização.

A obra abrange também a requalificação dos pavimentos com a aplicação de camadas betuminosas na Rua Dr. Tavares da Silva e troços da Rua Jaime Ferreira da Silva e Rua da Quinta Velha.

Prazo cumprido: em agosto obra pronta

Com um prazo de execução de um ano, prevê-se que termine em agosto deste ano, antecipando o novo ano escolar, tal qual foi programado pela câmara Municipal. A empreitada foi adjudicada pelo valor de 712.918,28 € (incluindo o valor do IVA) à empresa “Irmãos Almeida Cabral, Lda.”, de Penalva do Castelo.

A Rua Tavares da Silva serve a nova Área Desportiva Municipal, constituída pelo Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja e pelo Parque Desportivo do CDE. Articula com a Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva, que serve a Escola Secundária, em cuja empreitada de total de remodelação foi introduzido o recuo dos muros de vedação, precisamente para assumir os novos alinhamentos pretendidos pela autarquia.