Juntos pela floresta, todos contra o fogo!

Sessão de abertura às 14h30, na Biblioteca

A 7ª edição do projeto “Juntos pela Floresta, Todos contra o Fogo no Município de Estarreja 2013” vai arrancar esta segunda-feira, pelas 14h30, com a sessão de abertura na Biblioteca Municipal.

segunda, 15 de julho 2013

Promovido pela Câmara Municipal, o projeto tem como missão contribuir para a redução da área ardida e do número de ocorrências no concelho.

Os 24 jovens voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, vão estar no terreno até 14 de agosto, época mais suscetível à existência de fogos florestais. Hoje e amanhã, decorrerá a formação pelas entidades responsáveis: Gabinete Técnico Florestal do Município, GNR e Bombeiros Voluntários de Estarreja.

O projeto existe em Estarreja desde 2006, tendo iniciado com o apoio financeiro do IPJ. Atualmente esse financiamento já não existe mas a procura crescente por parte dos jovens e os resultados obtidos fizeram com que a Autarquia mantivesse o projeto no terreno, considerando-o uma mais-valia, quer para os jovens participantes, quer para a floresta do concelho.

Coordenado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município, o projeto conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Estarreja e Guarda Nacional Republicana.

+ INFO

Objetivos específicos:
- Vigilância móvel ativa (bicicleta)
- Alerta de fogos florestais
- Inventário e caracterização da rede viária florestal (a incluir no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios
- Inventário de pontos de água
- Recolha de lixo em áreas florestais
- Meio de dissuasão
- Sensibilização da população
- Inserção no Plano Operacional Municipal (DFCI) de cada ano

Valores:
- Espírito de equipa