Câmara disponibiliza bicicletas à GNR do Concelho

segunda, 29 de julho 2013

A Câmara Municipal de Estarreja e a Guarda Nacional Republicana assinaram um protocolo de colaboração com vista à cedência de bicicletas, melhorando assim, o patrulhamento no centro da Cidade e na Vila de Avanca.

Sendo o Município geograficamente adequado para este tipo de locomoção, o desafio lançado pelo Capitão Baptista, do Destacamento Territorial da GNR de Ovar, foi imediatamente aceite e a autarquia assumiu a participação, equipando os postos de Estarreja e Avanca com duas bicicletas.

Acedemos de imediato”, afirmou o Vereador Diamantino Sabina, acrescentando que “temos reivindicado junto do governo, quer melhoria de obras quer aumento efetivo de soldados, para um município com as características do nosso.

Este protocolo é, de resto, a continuação de boas relações existentes entre as duas entidades “numa permanente colaboração recíproca em responsabilidade partilhada nas melhores soluções para o bem-estar e tranquilidade da população estarrejense”, continua o autarca.

Estes novos equipamentos, distribuídos equitativamente pelos dois postos territoriais, vão de encontro a uma tradição histórica associada ao uso de bicicleta pela população. Este hábito era também seguido pelas forças de autoridade local que “usavam no passado, de forma regular, a bicicleta nas suas ações de patrulhamento” diz-nos o Coronel de Infantaria da GNR, Agostinho Cruz, Comandante do Comando Territorial de Aveiro, acrescentando “este meio de patrulhamento, para além de se revelar eficaz, promove a humanização e é amigo do ambiente, reforçando a proximidade entre o cidadão e o agente de autoridade, estimulando a confiança mútua”.

veja aqui a reportagem do Porto Canal