Mais serviços e valências no Eco Parque Empresarial de Estarreja

A Câmara Municipal deu a conhecer aos empresários do Eco Parque Empresarial a futura Área Social e de Negócios, que se encontra na fase final de construção.

sexta, 09 de agosto 2013

A Câmara Municipal de Estarreja deu a conhecer aos empresários do Eco Parque Empresarial a futura Área Social e de Negócios, que se encontra na fase final de construção. O executivo liderado por José Eduardo de Matos transmitiu ainda os projetos em curso para o espaço empresarial, nomeadamente o prolongamento da Avenida Pacopar, que constituirá um acesso rápido às autoestradas A1 e A29.

Quem hoje se desloca ao Eco Parque, verá pelo lado nascente da Avenida Pacopar surgir um novo equipamento, qualificador de todo o espaço empresarial, representando “uma mais-valia para as empresas que cá estão e para atrair novas empresas”, afirma o presidente do Município, alinhando com a política municipal virada para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico do concelho e da região, que conduziu à criação do Eco Parque Empresarial inaugurado em 2009.

O Município aposta na criação de uma zona que contemple a oferta de vários serviços e valências. O novo edifício é constituído por receção e serviços administrativos, salas de exposição e formação, restaurante e cafetaria, espaços comerciais para serviços, espaço para medicina do trabalho, estacionamento dedicado e balneários de apoio a atividade física e lúdica, numa lógica de crescimento faseado face ao desenvolvimento do Eco Parque. A obra foi adjudicada por 2.045.475,83 € e terá uma comparticipação do FEDER de 1.543.755,34 €.

Acesso mais rápido às autoestradas

A construção do prolongamento da Avenida Pacopar, para norte, até à sua ligação com a nova Variante Norte (EN 224) está em fase de arranque. A Câmara adjudicou a empreitada pelo valor de 650.876,47€ (acrescido de IVA). Esta obra irá permitir a ligação do Eco Parque à EN-224, concretizando um acesso a norte às vias rápidas A1 e A29, com uma diminuição para cerca de 1/3 do tempo e distância de acesso aos nós das autoestradas. “Este será um acesso fundamental, é importante que aconteça porque acabará por ser a porta de entrada do Eco Parque”, comentava o gerente de uma das empresas instaladas no parque estarrejense.

Com fáceis acessibilidades, toda a plataforma empresarial é provida de vias internas de circulação rodoviária (Av. Pacopar e Av. Cidade de Estarreja), com possibilidade de ligação direta à rede nacional de autoestradas A1 e A29, ficando próximo o acesso à A25 (ligação para Espanha e Europa), além da EN109.

Capacidade de resposta reforçada

Com o novo Plano de Pormenor, o parque empresarial viu a sua área de instalação ampliada para o dobro, aumentando significativamente a sua capacidade de resposta empresarial e permitindo a instalação de empresas de maior dimensão. O parque de Estarreja tem capacidade para mais de 100 empresas (153 lotes). Hoje, o Eco Parque apresenta uma diversidade de oferta, com espaços dimensionados para pequenas (lotes de 1000 a 3000 m²), médias (6000 a 50000 m²) e grandes empresas (lotes de 50000 a 450000 m²).