Câmara acolhe futuros técnicos de turismo

segunda, 26 de agosto 2013

A Câmara Municipal de Estarreja dá continuidade à parceria iniciada o ano passado com a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro, acolhendo jovens estagiários que recebem formação em contexto de trabalho, com a finalidade de aproximar os formandos ao mercado de trabalho.

Os estudantes frequentam o curso profissional de Técnico de Turismo sendo integrados no projeto ambiental BioRia, nomeadamente no CIA – Centro de Interpretação Ambiental, em Salreu. Até agora, a autarquia recebeu 5 alunos (2 em 2012 e 3 em 2013), sendo a maioria proveniente do concelho.

Sendo opção destes jovens um percurso do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional, a formação prática, estruturada num plano individual de formação, a desenvolver em contexto de trabalho, assume a forma de estágio e visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão de carreira relevantes para a qualificação profissional a adquirir, para a inserção no mundo de trabalho e para a formação ao longo da vida.

As duas entidades assinaram um protocolo que estabelece as atividades a desenvolver pelo formando durante a formação em contexto de trabalho.

A realização da componente de formação em contexto de trabalho proporciona aos alunos o confronto enriquecedor entre a teoria e a prática, entre o aprender e o fazer, entre o estar na Escola e o estar em ambiente de trabalho, além de promover igualmente o alargamento da rede de inter-relações da EFTA.