Salreu: Edifício da Escola Vale do Castanheiro recebe as Tricaninhas do Antuã

segunda, 02 de setembro 2013

A Câmara Municipal de Estarreja cedeu à Junta de Freguesia de Salreu o edifício da Escola Vale de Castanheiros, que será a sede do Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”. O protocolo de cedência foi assinado na última semana pelo vereador da Cultura, João Alegria, e pelo presidente da Junta, Joaquim Henriques. Um ato testemunhado por Rosário Rito e São Castro, da direção da coletividade.

Com a breve entrada em funcionamento do novo Centro Escolar, o edifício ficou disponível para outras funções que sejam necessárias para a comunidade. Neste caso, servirá de sede às “Tricaninhas do Antuã”. A presidente do grupo, Rosário Rito, estava muito satisfeita com este momento tão importante para a vida da coletividade, que representa o garante de uma sede própria tão ansiada.

Num ano em que comemora o seu 30º aniversário e em que o grupo “As Tricaninhas” foi reconhecido com a Medalha de Mérito Municipal, esta é mais uma prenda que vai permitir ainda criar um núcleo museológico. A Junta de Freguesia já tem vindo a assegurar a manutenção do espaço e uma das salas do edifício – desocupada desde que o 1º ciclo do ensino básico deixou de ali funcionar – tem acolhido, por comum acordo, um já considerável espólio de materiais ligados à agricultura e às tradições, recolhidos pelo Rancho Folclórico.

Por outro lado, vincou a dirigente do grupo, a sede estará de portas abertas não apenas aos 50 membros da coletividade, como a toda a comunidade, com o objetivo de dinamizar o espaço.

O edifício deixou este ano de cumprir as suas funções escolares, sendo os alunos da educação pré-escolar, que ainda o ocupavam, transferidos para o novo Centro Escolar de Salreu, que entrará em funcionamento no ano letivo 2013/2014, com início este mês.

A Câmara deliberou, por maioria, aprovar a proposta de protocolo da cedência das instalações da Escola Vale dos Castanheiros, considerando o interesse manifestado pela Junta de Freguesia de Salreu e no seguimento do que tem sido a política de disponibilizar os edifícios escolares devolutos às coletividades, associações e outras entidades do concelho para o exercício de atividades que se enquadram na sua missão e com relevante interesse para o Município, salienta o vereador responsável pela Cultura.

Dar uma nova vida às escolas desativadas

Em Estarreja, face à legislação que obriga ao fecho de escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância com menos de 21 alunos, foram desativados 4 estabelecimentos de ensino.

Em 2007, a autarquia assinava um protocolo de cedência da Escola do Barreiro de Além à Associação Desportiva de Santiais.

Desativada em 2008, as instalações da Escola Básica do 1º Ciclo de Água Levada foram cedidas à Junta de Freguesia de Avanca, que acolhe algumas coletividades da freguesia: Associação Motards Amigos de Avanca, Grupo de Cicloturismo de Avanca e Kopinxas.

Ainda em 2008, a Escola do Roxico foi cedida à Associação Cultural e Recreativa do Roxico que desenvolve um centro de convívio e cultura intergeracional.

Quanto à Escola do Agro, desativada no início deste ano, encontra-se em fase de estudo e de elaboração de projeto para poder acolher futuramente a Cerciesta, que necessita de novas instalações.

Noutra vertente, a autarquia assinou este ano com o Ori-Estarreja o protocolo de cedência e utilização das instalações da cantina do Antigo Colégio (ex-Escola Padre Donaciano Abreu Freire). Em abril, a antiga Escola Primária Conde Ferreira foi cedida ao Rotary Club de Estarreja, que a está a adaptar para acolher, já a partir de meados de setembro, atividades no âmbito das artes e da formação.