Teve início a empreitada de prolongamento da Avenida Pacopar

Eco Parque terá acesso rápido às autoestradas

sexta, 06 de setembro 2013

Caracterizado pelas suas fáceis acessibilidades, o Eco Parque Empresarial de Estarreja passa a dispor de mais um fundamental acesso às vias rápidas A1 e A29. As máquinas começaram a desbravar terreno em direção à Variante Norte/ EN224 tendo em vista a construção do prolongamento da Avenida Pacopar, que estará pronta num prazo de 6 meses.

A obra teve início com trabalhos de desmatação e de terraplanagens (escavações/ aterro) e, até abril do próximo ano, o prolongamento da via terá a função de ligar o parque municipal à Variante Norte/ EN-224, concretizando um acesso rápido à A1 e A29, com uma diminuição para cerca de 1/3 do tempo a distância aos nós das autoestradas. A Câmara adjudicou a empreitada pelo valor de 650.876,47€ (+ IVA) e o prazo de execução da obra é de 180 dias.

Esta será uma nova porta de entrada da zona empresarial, abrindo também novas frentes de expansão.

Inaugurado em 2009, e representando um dos maiores investimentos municipais, na ordem dos 11 milhões de euros, o Eco Parque Empresarial de Estarreja abriu as portas à instalação de pequenas e médias empresas, reinventando o modelo de desenvolvimento económico do município.

Até agora, são 14 as empresas lá instaladas, representando 600 postos de trabalho. A infraestruturação da área industrial, até então uma área de pinheiros e eucaliptos, implicou a aquisição de perto de 3 mil parcelas de terrenos, que custaram 3 milhões de euros aos cofres do município.

Classificado como um local de excelência pelos empresários, dada a qualidade do parque, as infraestruturas, os acessos e o apoio da Câmara como entidade gestora, o Eco Parque continua a crescer. Outro investimento em curso atualmente é a Área Social e de Negócios (21,5 ha), num investimento de mais 2 milhões de euros.