Sessão de Abertura do Ano letivo 2013-2014

A Câmara Municipal de Estarreja promove a Sessão de Abertura do Ano Letivo 2013/14, às 10h, no Cine-Teatro de Estarreja.

quinta, 12 de setembro 2013

A Câmara Municipal de Estarreja promove a Sessão de Abertura do Ano Letivo 2013/14, esta quinta-feira, às 10h, no Cine-Teatro de Estarreja.

A autarquia dará as boas-vindas aos agentes educativos, presta homenagem aos docentes e não docentes que se aposentaram no ano letivo anterior e apresenta à comunidade escolar o Programa Municipal de Educação que reúne o conjunto de atividades, projectos e recursos disponibilizados pela autarquia.

Nova Escola em Salreu

Nos últimos anos tem vindo a ser feito um investimento financeiro cada vez mais expressivo por parte da autarquia em matéria de educação. A requalificação do Parque Escolar tem vindo a ser a grande prioridade.

Este ano, depois da conclusão da ampliação da Escola Padre Donaciano, cujo novo bloco foi inaugurado em janeiro, (empreitada de 1.445.774,00€, com um valor elegível para efeitos de candidatura ao QREN de 1.068.275,40€ - comparticipação comunitária de 85%), a autarquia irá proceder à abertura da nova Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância do Sul do Concelho, em Salreu, cujo investimento é superior a 3 milhões de euros, também comparticipado pelo QREN.

Regista-se um investimento paralelo e significativo nos outros níveis de atuação. O plano de ação municipal continua a cumprir com as diversas atribuições legais, seja a nível de obras, mobiliário/equipamento, transportes, refeições escolares ou ação social escolar, componente de apoio à família no pré-escolar, com resposta no terreno a partir de setembro, e Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo.

Intervenção a pensar no sucesso escolar e formação cívica dos alunos

Por outro lado, a intervenção da Divisão de Educação da Câmara não se confina apenas às competências legais, existindo uma grande diversidade de projetos de iniciativa da autarquia desenvolvidos em parceria com outras instituições educativas, tendo com propósito estimular a ligação das escolas com a comunidade envolvente e potenciar o trabalho em rede.

O Gabinete de Psicologia do Município, que presta apoio psicológico às crianças do pré-escolar e 1º ciclo e sinalizadas pela CPCJ, está a coordenar o projeto EPIS (Empresários para a Inclusão Social), um programa nacional de combate ao insucesso escolar promovido pela Associação EPIS, sendo a autarquia parceiro estratégico nesta expansão do programa a Estarreja. Esse será um dos projetos a apresentar na Sessão de Abertura no novo ano letivo.

Servem ainda de exemplo os programas Escola Ninho de Ciência, a Escola vai ao Pai Natal, as comemorações do Dia Mundial da Criança, a publicação da Agenda Municipal de Educação ou a Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil.

O concurso ESTalento é uma das atividades promovidas pelo Município no âmbito das AEC. No ano letivo anterior inscreveram-se um total de 130 alunos nesta iniciativa, dos quais foram apurados 13 finalistas que participaram na Grande Final em junho nas Festas de Santo António. A sessão do dia 12 vai contar com atuações destes alunos.

Apresentação dos projetos:
EPIS – Paula Pina Cabral