14 países disputam Europeu em Estarreja

“2º Campeonato da Europa Open de Natação DSISO Síndrome de Down Estarreja 2013”

sexta, 13 de setembro 2013

Tudo a postos para o “2º Campeonato da Europa Open de Natação DSISO Síndrome de Down Estarreja 2013”, que irá decorrer no Complexo de Desporto e Lazer (CDL) de Estarreja, entre 17 a 23 de setembro. 173 participantes de 14 países e uma organização que envolve perto de 300 pessoas estão empenhados na realização de “uma grande prova, repleta de sucesso e êxito, em Estarreja nestas magníficas instalações”, anunciou o vereador do Desporto e vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, ontem à tarde.

Os 83 atletas dos 14 países envolvidos na competição – Brasil, Dinamarca, Espanha, Estónia, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Kosovo, República da Croácia, República da Turquia, Suécia, Turquemenistão e Portugal – garantem uma forte competição na piscina estarrejense. “Os nadadores virão aqui bater recordes”, antevê Fausto Pereira, presidente da ANDDI.

Na sessão de apresentação do Europeu, Abílio Silveira começou por dizer que “tem sido feito um trabalho notável de todas as partes para que este seja um grande evento que prestigie e honre Estarreja, Portugal e o trabalho que fazemos em prol do desporto, e em especial do desporto com a especificidade da deficiência”.

Abílio Silveira quer as bancadas cheias de público

O autarca está convicto que “os atletas vão demonstrar as suas enormes capacidades” e espera uma resposta positiva por parte da comunidade para que assista às competições e encha as bancadas do moderno complexo que têm capacidade para 300 pessoas.

Convicto que “vamos ter um grande êxito com este campeonato europeu”, Fausto Pereira realçou que “consideramos que as pessoas com deficiência intelectual, desde que lhes proporcionem condições de treino e de competição adequadas, são perfeitamente capazes de superar as suas dificuldades e de proporcionar resultados desportivos muitas vezes surpreendentes”.

“Sempre que nos candidatamos a uma organização internacional, temos o cuidado de escolher o melhor parceiro possível. Este é um grande parceiro”, disse Fausto Pereira referindo-se à Câmara Municipal. Acrescentou que “reunimos aqui os melhores parceiros possíveis no nosso país para organizarmos uma competição que queremos que seja de elevadíssimo valor desportivo” e que vai decorrer num “belíssimo edifício e com um conjunto de profissionais que têm trabalhado desde há um ano connosco na organização deste evento”.

A organização está nas mãos da Câmara Municipal de Estarreja, ANDDI - Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual e DSISO, tendo como parceiros a Cerciesta, a Associação de Natação de Aveiro, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Para a presidente da Cerciesta, Maria de Lurdes Breu, “a primeira medalha já nós ganhámos”, ao dar sentido à palavra ‘inclusão’. “Sinto um orgulho enorme por estar em Estarreja que dá mais um passo neste sentido”, esforçando-se para “atribuir o lugar certo a que eles têm direito. Tudo faremos para que essa medalha perdure”.

Ao mobilizar cerca de 300 pessoas, este evento vai ter um impacto positivo na economia local, estando já lotado há vários meses o Hotel Eurosol, na cidade de Estarreja, bem como outros da região de Aveiro. “A dinâmica vai-se sentir nestes dias”, refere Abílio Silveira.

Estágio da Seleção Nacional começa este sábado

“Vamos para ganhar”, afirma a Ana Castro, da Seleção Nacional que promete lutar pela conquista de medalhas europeias na próxima semana. Presentes na conferência de imprensa de apresentação do “2º Campeonato da Europa Open de Natação DSISO Síndrome de Down Estarreja 2013”, a nadadora e o chefe de delegação portuguesa José Luís Côrte-Real, confirmaram a confiança da equipa.

“Não tivemos férias, estamos a treinar até ao dia das provas interruptamente. Estou convencido que vai correr muitíssimo bem. O nosso corpo técnico e de atletas é muito estável, com muitos anos de experiencia. O trabalho que tem sido feito vai dar os seus resultados, embora seja importante a medalha, mas importante é o esforço feito e o espírito do grupo que é muito forte”, afirmou José Luís Côrte-Real.

Ana confirmou que os treinos têm sido intensos e as expectativas são boas. Conhece a piscina do Complexo de Estarreja, onde já competiu e se sagrou campeã nacional, em fevereiro. A nadadora nos estilos de costas e mariposa espera ver muita gente a ver as provas.

A equipa portuguesa é composta por 15 atletas (9 masculinos e 6 femininos) com um corpo técnico de 7 pessoas. O estágio da Seleção Nacional começa já este sábado, dia 14, e decorre até terça-feira, dia 17, no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja.

Revista do Evento aqui

» Acompanhe o Europeu DSISO Estarreja 2013 no Canal Central