Parques Urbanos: 8 anos depois

A natureza respira-se em Estarreja

O Parque do Mato foi o primeiro parque de lazer a surgir no Município. Mais tarde juntou-se a este o Parque do Antuã congregando uma requalificação levada a cabo pela Câmara destinada à criação de espaços novos, afastados da circulação automóvel, para fruição da natureza e para melhoria da qualidade de vida da população concelhia

sexta, 27 de setembro 2013

Idalina Oliveira, residente na freguesia de Beduído, usufrui do Parque Municipal do Antuã “todos os dias”. A respirar natureza numa manhã de sol ao lado da sobrinha, a estarrejense de 34 anos considera que a concretização do Parque Municipal “trouxe mais atividade e espaços lúdicos para as crianças e para os adultos”.

Inaugurado a 24 de setembro de 2005, o desejado Parque Municipal do Antuã é hoje peça indissociável da cidade de Estarreja. Um rasgo de natureza e de lazer que, além de dar uma nova imagem aquela zona situada entre a área urbana e as margens do Rio Antuã, trouxe mais qualidade de vida à população do concelho.

No total foram 4,6 hectares de intervenção para se chegar ao que é hoje um dos maiores parques urbanos de Estarreja. Zonas verdes e espaços de desporto e lazer - sem esquecer o parque de estacionamento, o café/esplanada, o parque infantil e de merendas -, dão um novo horizonte à paisagem e atraem semanalmente centenas de pessoas ao Parque Municipal do Antuã.

Um investimento da Câmara Municipal de Estarreja que reaproximou a cidade e a sua população da zona ribeirinha do Rio Antuã, valorizando-a e garantindo uma fruição plena do património natural e ambiental concelhio.

Primeiro Parque Municipal: Mato - Avanca

Também em 2005 era inaugurado o primeiro parque urbano no concelho de Estarreja: O Parque Municipal do Mato, na freguesia de Avanca. 8 anos depois este parque lúdico continua a afirmar-se como espaço de eleição para passeios, desporto e brincadeiras, garantindo a melhoria da qualidade de vida dos residentes de Avanca e não só.

Hoje, o Parque Municipal do Mato é um amplo complexo de desporto e lazer. Apetrechado com parque infantil, jardim relvado, circuito de manutenção, mobiliário urbano, skate park e estacionamento, este parque de lazer é ladeado pela Piscina Municipal, pelo Polidesportivo e pelo Pavilhão Municipal Comendador Adelino Dias Costa.

Cristina Silva, de 40 anos, aproveitava o sossego matinal do Parque Municipal do Mato, ao lado da sua filha. “Venho cá todos os dias”, diz com agrado. Residente em Válega, concelho de Ovar, Cristina comprova a capacidade que o Parque Municipal do Mato tem para atrair pessoas de todas as idades e localidades. “Comecei a vir quando o meu filho começou a jogar no polidesportivo e gostei”. Desde então, Cristina descobriu um novo recanto de Avanca que não dispensa todas as manhãs.

O Parque Municipal do Mato foi o primeiro parque de lazer a surgir no Município de Estarreja. Mais tarde juntou-se a este o Parque Municipal do Antuã congregando uma requalificação levada a cabo pela Câmara Municipal destinada à criação de espaços novos, afastados da circulação automóvel, para fruição da natureza e para melhoria da qualidade de vida da população concelhia. Esta política municipal teve seguimento nas restantes freguesias, por via dos centros cívicos, arranjos das Ribeiras ou de áreas escolares.