EuroBirdwatch13 assinalado em Estarreja

Estarreja recebe no sábado, dia 5 de outubro, às 14h30, uma atividade inserida no EuroBirdwatch13 - Fim de semana Europeu de Observação de Aves de 2013.

quarta, 02 de outubro 2013

Estarreja recebe no sábado, dia 5 de outubro, às 14h30, uma atividade inserida no EuroBirdwatch13 - Fim de semana Europeu de Observação de Aves de 2013. O Núcleo de Aveiro da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, em colaboração com o BioRia e a SPEA, promove uma visita ao Percurso Pedestre do Rio Jardim, em Canelas, intitulada “De olhos no céu e na terra...um olhar mais atento pelo Baixo Vouga Lagunar”.
 
A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e os seus parceiros convidam-no a celebrar os 20 anos do EuroBirdwatch, as aves e as suas rotas de migração. O EuroBirdwatch é promovido pela BirdLife International desde 1993 e coordenado pela SPEA, em Portugal. A maioria das atividades são gratuitas, mas com inscrição obrigatória.
 
+ INFO aqui
 
 
Descrição da atividade em Estarreja
 
Local: Rio Jardim - Canelas (área do Baixo Vouga Lagunar, integrada na Ria de Aveiro)
 
Descrição: percurso pedestre para observação da avifauna e indícios de presença de mamíferos nos biomas mais próximos do Rio Jardim. Esta área do Baixo Vouga Lagunar é Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro (ao abrigo da Diretiva Aves), com grande diversidade vegetal e animal. Venha connosco descobrir que animais ocorrem nesta área tão rica em termos de habitats! As aves mais observadas incluem: cegonha-branca, pato-real, garça-vermelha, águia-sapeira, milhafre-preto, rouxinol-pequeno-dos-caniços, guarda-rios, alvéola-amarela, fuinha-dos-juncos. Os mamíferos mais comuns são: lontra, raposa, geneta, rato-do-campo, musaranho-de-dentes-brancos. Percurso ao longo das margens do Rio Jardim (Canelas), numa extensão de cerca de 2 Km
 
Ponto de encontro: 14h30m no apeadeiro de Salreu (do lado da área verde, junto aos campos agrícolas) ou 14h45m no Centro de interpretação ambiental de Salreu.
Como chegar ao apeadeiro: o mais fácil será de comboio, usando a linha do norte (Aveiro-Porto) e saindo no apeadeiro de Salreu; de carro, vindo do norte, pela A1, sair em Estarreja, seguir pela EN109 até Salreu, onde deverá cortar à direita no cruzeiro que diz apeadeiro de Salreu; vindo do sul pela A1, sair em Albergaria-a-Velha e seguir a A25 em direção a Aveiro, saindo no acesso para Angeja /Salreu e seguir pela EN109 até Salreu, onde deverá cortar à direita no cruzeiro que diz apeadeiro de Salreu.

Destinatários: Todos os interessados, independentemente do seu nível de conhecimentos sobre o tema

Nº participantes: Máx. 20 pessoas
 
Duração: 2h30m

Recomendações: Calçado e roupa confortáveis, chapéu, binóculos, guias de identificação de Aves, répteis e mamíferos, lanche volante e água.
 
Preço: gratuito
 
Contactos e inscrição: através do Núcleo da ASPEA de Aveiro, pelo e-mail del.aveiro@aspea.org ou tlm 916635638
 
Organização: ASPEA - Núcleo de Aveiro

Colaboração: SPEA e BIORIA