Festival Sénior 2013

quinta, 03 de outubro 2013

O Festival Sénior de Estarreja foi um dos eventos criados pela Escola Municipal de Desporto de Estarreja. No ano em que comemora 10 anos, oferece um conjunto de atividades, como passeios, sessões de exercício físico, expressão plástica, cinema ou teatro. Vai começar no dia 11 e decorrerá até ao final do mês.

Outubro é o mês dedicado aos munícipes a partir dos 50 anos de idade. A promoção do bem-estar social dos seniores é o principal propósito do Festival Sénior, que se realiza desde 2003, abrangendo iniciativas de carácter lúdico, cultural e recreativo.

Tem sido assim ao longo dos últimos 10 anos e tornou-se numa marca reconhecida da EMD, na sequência da criação do programa de ginástica de manutenção +50, que veio introduzir a prática do exercício físico regular na população menos jovem. Atualmente funcionam 12 turmas abrangendo mais de 200 alunos que treinam duas vezes por semana, orientados por professores de Educação Física.

Seniores com ou + 50 anos

Dias 17, 22, 24, 29 e 31 (terças e quintas)
PASSEIO PANORÂMICO DE TUK À CIDADE DO PORTO
Saída de Estarreja: 14h00 Pavilhão Municipal (transporte assegurado pela CME)
Circuito panorâmico de Tuk: 15h00
Visita guiada à Igreja dos Grilos e Museu de Arte Sacra: 16h00 (Duração da visita: 1 hora)
Final: 17h00
Vagas: 23/dia
Inscrição: 7,00€

11 | sexta-feira
9h00 – 10h00 | CAMINHADA DO ANTUÃ

Marcha com exercícios localizados
Local: Parque Municipal do Antuã / Multiusos de Estarreja

14h30 – 16h00 | OFICINA ART&MANHAS
Esta oficina permitirá aos seus participantes desenvolver habilidades manuais, na criação de trabalhos práticos de expressão plástica, fazendo a relação com a literatura, os lugares e as personagens das mais célebres histórias.

14 | segunda-feira
15h00 – 16h30 | TARDE DE CINEMA

Exibição do filme “A Caixa” de Manoel de Oliveira com Luis Miguel Cintra, Luís Miguel Cintra, Sofia Alves, Ruy de Carvalho, Beatriz Batarda, Diogo Dória, Filipe Cochofel, Glicinia Quartin, Isabel Ruth.

O filme A CAIXA é uma adaptação à maneira de uma parábola, tirada da peça homónima de Prista Monteiro. A acção concentra-se nas escadinhas dum bairro pobre e conta a derradeira desventura dum velho cego a quem já por uma vez lhe roubaram a caixa de esmolas - seu ganha-pão oficializado. A filha, para além dos trabalhos de casa, afadiga-se com roupas que passa a ferro para fora. O homem, dela, um marginal desempregado como outros tantos dos seus amigos, vive às custas da caixa do cego, que agora é roubada pela segunda vez. O caso levanta grande conflito que desanda em tragédia, a qual, por ironia do destino acaba por libertar a filha da anterior carga familiar.
Local: Cine-Teatro de Estarreja
Vagas: Lotação do Balcão
Entrada: gratuita

16 | quarta-feira
14h30 – 16h00 | STORY DANCING

Uma sessão onde as histórias ganham vida e se transformam em emoções através da expressão criativa. Vamos desenvolver a capacidade de expressão, criatividade e socialização, recorrendo ao corpo, à voz, ao ritmo e ao gesto.

18 | sexta-feira
9h30 – 10h30 | YOGA

Exercícios de tonificação muscular e de relaxação geral com técnicas respiratórias (trazer colchão ou 1 toalha)
Local: Parque Municipal do Antuã / Multiusos de Estarreja

10h30 – 12h00 | OFICINA DE TEATRO
Sessão de expressão dramática e corporal. Venha expressar-se livremente, trabalhe a confiança e a inteligência emocional, nunca esquecendo a importância do brincar.

19 | sábado
16h30 – 17h30 | MEGA AULA HIDROGINÁSTICA

Aula de hidroginástica de grupo com atividades de recreação e lazer
Local: Complexo de Desporto e Lazer

20 | domingo
16h00 – 20h00 | MEGA MATINÉ DANÇANTE COM PIQUENIQUE

Grande baile e arraial com musica ao vivo. Os participantes podem trazer farnel, serão disponibilizados alguns locais para o piquenique conjunto.

22 | terça-feira
9h30 – 10h30 | ZUMBAFITNESS

Vagas ilimitadas

23 | quarta-feira
14h30 – 16h00 | ART&MANHAS

25 e 26 | sexta e sábado
9h00 – 21h00 | VI ENCONTRO ANUAL DA REDE SOCIAL

Refletir e incentivar ao debate de temáticas que marcam a atualidade
Vagas: ilimitadas

» As inscrições (para as ações que o exigem) decorrem na Escola Municipal de Desporto – Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja.