Estarrejazz’13: A Festa do Jazz acontece em Estarreja de 1 a 9 de novembro

De 1 a 9 de novembro o Estarrejazz invade a cidade de Estarreja. Pelo 8º ano consecutivo, este festival dedicado ao jazz é composto por concertos de grandes nomes do panorama jazzístico nacional e internacional. A estreia nacional da Big Band Estarrejazz e o Afterhours fora de portas são as novidades da edição deste ano

terça, 08 de outubro 2013

De 1 a 9 de novembro o Estarrejazz invade a cidade de Estarreja. Pelo 8º ano consecutivo, este festival dedicado ao jazz é composto por concertos de grandes nomes do panorama jazzístico nacional e internacional. A estreia nacional da Big Band Estarrejazz e o Afterhours fora de portas são as novidades da edição deste ano.

A estreia ao vivo da Big Band Estarrejazz é o principal destaque desta edição. A Big Band Estarrejazz (2 nov.) surge em consequência dos workshops e masterclasses de instrumento que durante os últimos anos decorreram no âmbito do Estarrejazz. Esta formação de jovens músicos representa o passo seguinte dado pelo festival na sua vertente formativa.

Do restante cartaz composto por um total de 6 concertos, distribuídos pelo auditório e pelo Bar do Cine-Teatro de Estarreja, 1 sessão de cinema e ainda 2 concertos fora de portas, ao longo de dois fins-de-semana, destacam-se nomes como Carlos Bica (8 nov.), Carlos Barretto (9 nov.), e não só. Em 2013, o Estarrejazz mantém a sua identidade, reafirmando-se como plataforma de divulgação e fruição do jazz contemporâneo.

A abertura do Estarrejazz’13 está entregue a Perico Sambeat (1 nov.). O saxofonista espanhol apresenta-se a Estarreja na liderança de um quinteto de jazz caracterizado por uma excelente versatilidade musical.

No segundo fim-de-semana do festival, Carlos Bica é o primeiro a chegar com o seu recente trio berlinense. Este grande contrabaixista português, residente em Berlim, faz-se acompanhar de Carsten Daerr (piano) e Hanno Stick (bateria) para um gigantesco momento de jazz.

O festival encerra com o concerto da formação “Lokomotiv”, que une Carlos Barretto (contrabaixo), Mário Delgado (guitarra) e José Salgueiro (bateria), numa altura que comemora 15 anos de existência e de contributo na elevação do jazz nacional.

Os bilhetes para o Festival de Jazz de Estarreja podem ser adquiridos na Bilheteira do CTE, Bilheteira Online, lojas Fnac, CTT e El Corte Inglés. A assinatura do Estarrejazz'13 fica por 15€ e garante acesso a todos os concertos no auditório e no Bar CTE.

Afterhours fora de portas com Tahina Rahary e Paulo Santo Trio

Outra novidade do Estarrejazz’13 é a sua extenção a outros espaços da cidade, que há oito anos o acolhe e dá nome. Este ano os concertos Afterhours têm a particularidade de não acontecerem apenas no Cine-Teatro de Estarreja, mas também no restaurante Entre Tapas, situado na Praça Francisco Barbosa. Quem passar pelo centro de Estarreja nos dias 1, 2, 8 e 9 de novembro, a partir das 23h, não vai ficar indiferente à música de Tahina Rahary e Paulo Santo Trio. Fora de portas, o Estarrejazz fica mais próximo da cidade e deixa que também ela se renda aos improvisos do jazz.

No cartaz Afterhours do Estarrejazz’13 Tahina Rahary apresenta o seu novo projeto “The Tahina Rahary Malagasy Roots”, onde o jazz se mistura com as tradições de Madagáscar, a terra natal do guitarrista. Tahina e os quatro músicos que o acompanham dão concertos no Entre Tapas, dia 1 de novembro, e no Bar do CTE a 2 de novembro. Paulo Santo Trio dá nome a uma formação jovem e emergente que entra no cartaz Afterhours do Estarrejazz’13 com concertos marcados também no Entre Tapas (8 de novembro) e no Bar do CTE (9 de novembro), a partir das 23 horas.

Estarrejazz'13
Cartaz completo:

01.11 Perico Sambeat Quintet
01.11 The Tahina Rahary Malagasy Roots [Restaurante Entre Tapas]
02.11 Big Band Estarrejazz [ESTREIA]
02.11 The Tahina Rahary Malagasy Roots [Bar CTE]
03.11 [Cinema] All That Jazz, de Bob Fosse
08.11 Daerr-Bica-Stick
08.11 Paulo Santo Trio [Restaurante Entre Tapas]
09.11 Carlos Barretto Lokomotiv
09.11 Paulo Santo Trio [Bar CTE]