VI Encontro da Rede Social de Estarreja

Marcado para os dias 24, 25 e 26 de outubro de 2013, o VI Encontro Anual da Rede Social de Estarreja terá como mote o tema "Importas-te com...", reunindo os cerca de 70 parceiros locais e tendo este ano como palcos o Cine-Teatro, a Biblioteca e o Multiusos.

segunda, 21 de outubro 2013

A sessão de abertura está agendada para a próxima quinta-feira, dia 24, no Cine-Teatro de Estarreja, onde será apresentado o filme "Quem se importa", realizado por Mara Mourão, com o apoio da Fundação EDP, seguido de um debate. No dia seguinte, às 21h30, a Biblioteca Municipal irá receber uma palestra sobre Empreendedorismo e Inovação, com a presença da Associação Nacional do Direito ao Crédito.

Nos dias 25 e 26, o Encontro centra-se no Multiusos de Estarreja, situado no Parque Municipal do Antuã. A Exposição das Entidades Parceiras da Rede Social é uma das iniciativas fundamentais do evento, por constituir uma mostra de recursos sociais do concelho, em que os parceiros dão a conhecer a sua missão, objetivos e atividades. No mesmo espaço estarão reunidas escolas, associações de pais, associações culturais, recreativas e desportivas, instituições sociais e juntas de freguesia. A experiência de 8 anos de trabalho evidencia que todos os agentes são necessários para construir um concelho melhor.

Criada em maio de 2005, a Rede Social é uma plataforma de articulação das entidades parceiras, públicas e privadas, com intervenção no concelho por forma a combater a pobreza e a exclusão social, numa perspectiva de promoção do desenvolvimento social.

Esta medida de política social introduziu uma cultura de trabalho em rede, fomentou o planeamento estratégico da intervenção social local, a congregação de esforços e a rentabilização de recursos locais, por forma a potenciar uma maior eficácia e rapidez na resolução dos problemas das famílias e indivíduos.

24 Outubro [quinta-feira] | Cine-Teatro de Estarreja
14h00 Sessão de Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Estarreja e Presidente do CLAS Conselho Local de Ação Social
14h15 Quem se importa – Apresentação do filme realizado por Mara Mourão com apoio da Fundação EDP
Público-alvo: Alunos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos do concelho, comunidade e parceiros da Rede Social
15h45 coffee break
16h00 Sessão de Debate
Dinamizadora: Fátima Matos (Universidade Lusófona)

25 Outubro [sexta-feira]
14h00 Multiusos Cidadania ao nosso alcance
. Exposição de fotografia (entidades parceiras)
. Atuação do Grupo de Teatro e Dança da Cerciesta
. Encontro de Grupos Corais: Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, Fundação Cónego Filipe de Figueiredo e Santa Casa da Misericórdia de Estarreja

21h30 Biblioteca Municipal de Estarreja Palestra sobre Empreendedorismo e Inovação
Alcides Serras Marques (Prof. Ensino Superior) e Edgar Oliveira, da Associação Nacional do Direito ao Crédito

26 Outubro [sábado] Multiusos
09h30 Quem partilha importa-se (Jogos interativos e intergeracionais – dinamização: Agrupamento de Escuteiros de Estarreja)
15h00 Eco Fashion Escola EB 2,3 Prof. Egas Moniz de Avanca
18h00 Atuação da Banda do Clube Pardilhoense
19h00 Sessão de Encerramento

25 e 26 Outubro | Multiusos
Exposição das Entidades Parceiras da Rede Social
Mostra de recursos sociais do concelho, em que os parceiros dão a conhecer a sua missão, objetivos e atividades.

Rede Social de Estarreja
Sede de Funcionamento