“Todos nós somos agentes sociais”

VI Encontro da Rede Social

O Encontro da Rede Social decorre até sábado, reunindo os cerca de 70 parceiros e convidando à reflexão sobre alguns problemas da sociedade atual, sob o mote "Importas-te com.."

sexta, 25 de outubro 2013

O arranque do VI Encontro Anual da Rede Social de Estarreja contou com uma plateia composta por cerca de duas centenas de participantes. O primeiro dia de atividades decorreu na última quarta-feira, dia 24 de outubro, no Cine-Teatro de Estarreja onde jovens, adultos e seniores foram convidados a refletir sobre alguns problemas da sociedade atual.

O VI Encontro Anual da Rede Social de Estarreja, que acontece até sábado, 26 de outubro, em vários espaços municipais, debruça-se este ano sobre o tema “Importas-te com”. Um nome “muito feliz” na opinião de Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, porque desperta a “curiosidade de nos importarmos com assuntos que têm a ver com os problemas da sociedade, que existem efetivamente, e que cada vez são mais face à grave crise económica que este país hoje atravessa”.

Na sessão de abertura do encontro deste ano, o primeiro evento público que contou com a presença do novo presidente da autarquia estarrejense, Diamantino Sabina ressalvou que não só as instituições têm um papel ativo na sociedade. Na opinião do presidente, “estes encontros servem para nos lembrarmos que todos nós somos agentes sociais, todos nós temos um papel a desempenhar nesta enorme rede social da nossa sociedade.”

O primeiro dia do VI Encontro Anual da Rede Social de Estarreja contou com a exibição do documentário “Quem Se Importa”, de Mara Mourão, com o apoio da Fundação EDP. Uma longa-metragem sobre empreendedores sociais no Brasil e um pouco por todo o mundo. Este filme insere-se no programa de atividades “para sensibilizar e fazer refletir para temáticas e histórias de pessoas com ideias inovadoras”, explica Rosa Simão, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Estarreja e também presidente do Conselho Local para a Ação Social (CLAS). “Às vezes não é preciso muito dinheiro, mas sim ideias e de nos importarmos com o nosso vizinho, importarmo-nos com os nossos amigos, com os nossos familiares”, acrescenta.

Fátima Matos, da Universidade Lusófona, tomou conta dos últimos minutos da sessão para dinamizar um debate em torno dos problemas sociais e da procura de soluções. As perspetivas de todos devolveram uma participação ativa ao debate com a partilha de opiniões acerca do mundo contemporâneo.

A Rede Social de Estarreja, criada em maio de 2005, é uma plataforma de articulação das entidades parceiras, públicas e privadas, com intervenção no concelho por forma a combater a pobreza e a exclusão social, numa perspetiva de promoção do desenvolvimento social. O VI Encontro Anual da Rede Social reúne os cerca de 70 parceiros locais - entidades que desempenham um papel essencial na resolução dos problemas das famílias e indivíduos.

O presidente do Município de Estarreja deixou um apelo durante o seu discurso: “Depois destes três dias de encontro, sejamos pelo menos todos um bocadinho mais positivamente atentos áquilo que são os nossos problemas sociais”.

Participe neste Encontro!

25 Outubro [sexta-feira]
14h Multiusos Cidadania ao nosso alcance
. Exposição de fotografia (entidades parceiras)
. Atuação do Grupo de Teatro e Dança da Cerciesta
. Encontro de Grupos Corais: Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, Fundação Cónego Filipe de Figueiredo e Santa Casa da Misericórdia de Estarreja

21h30 Biblioteca Municipal de Estarreja Palestra sobre Empreendedorismo e Inovação
Alcides Serras Marques (Prof. Ensino Superior) e Edgar Oliveira, da Associação Nacional do Direito ao Crédito

26 Outubro [sábado] Multiusos
09h30 Quem partilha importa-se (Jogos interativos e intergeracionais – dinamização: Agrupamento de Escuteiros de Estarreja)
15h00 Eco Fashion Escola EB 2,3 Prof. Egas Moniz de Avanca
18h00 Atuação da Banda do Clube Pardilhoense
19h00 Sessão de Encerramento

25 e 26 Outubro | Multiusos
Exposição das Entidades Parceiras da Rede Social
Mostra de recursos sociais do concelho, em que os parceiros dão a conhecer a sua missão, objetivos e atividades.

Entradas livres