Apresentação do nº 7 da Revista Terras de Antuã

O lançamento da 7ª edição da Revista “Terras de Antuã - Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja” assinala igualmente a comemoração do 494º Aniversário do Foral de Antuã. A sessão está agendada para este sábado, dia 16, pelas 16h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

quarta, 13 de novembro 2013

O lançamento da 7ª edição da Revista “Terras de Antuã - Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja” assinala igualmente a comemoração do 494º Aniversário do Foral de Antuã. A sessão está agendada para o dia 16 de novembro, sábado, pelas 16h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O número 7 apresenta na sua capa uma imagem do Dr. Francisco Barbosa da Cunha e Melo, destacado eclesiástico natural do concelho de Estarreja que, para além de Cónego da Sé de Braga, presidiu à Comissão Organizadora do Monumento da Imaculada Virgem do Sameiro, naquela cidade.

Esta edição de 2013 reúne 13 artigos, contando com a colaboração de 16 autores. Levantando a ponta do véu, o diretor da revista desde o seu primeiro volume, Delfim Bismarck Ferreira, adianta que “para além deste artigo, outros cronologicamente amplos e diversificados completam este número de Terras de Antuã, com temáticas que vão desde a arqueologia, passado pela arte popular, arte sacra, biografia, conflitos sociais, documentação, construção naval, elites locais, emigração, entre outras”.

Esta é já uma marca da dinâmica cultural do Município, com o contributo de excelência de cidadãos e munícipes que, com investigação, documentos e fontes históricas, colaboram para o enriquecimento e conhecimento da história local.

A sessão presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, vai ainda celebrar a passagem de 494 anos sobre a outorga do Foral do Antuã, atribuído por D. Manuel I, em Évora, a 15 de Novembro de 1519.

Após a sessão, será inaugurada às 18h a exposição intitulada “(des)escrita”, da autoria de Alexandra de Pinho, na Casa Municipal da Cultura. A mostra reúne trabalhos com tecidos, linhas e tinta acrílica sobre tela e estará patente ao público até 31 de dezembro, com entradas livres.

Galeria de imagens do lançamento da edição nº 6