Estarreja tem seniores ativos

O Festival Sénior de Estarreja animou a população com mais de 50 anos de idade durante o mês de outubro. Na sua 10ª edição, e indo de encontro aos objetivos, o evento proporcionou um conjunto de atividades diversificadas, que envolveram mais de 500 participantes.

segunda, 11 de novembro 2013

Passeios, exercício físico com as mais variadas modalidades, expressão plástica, cinema, dança e teatro fizeram do Festival Sénior deste ano mais uma edição de sucesso.

O passeio de Tuk-Tuk, veículo elétrico com capacidade para seis pessoas, à cidade do Porto foi uma das novidades desta edição, oferecendo um olhar único sobre as ruas estreitas da baixa portuense, desde as zonas ribeirinhas à Sé Catedral e à Torre dos Clérigos, numa tarde que incluiu a visita guiada à Igreja dos Grilos e ao Museu de Arte Sacra. (Galeria de imagens disponível aqui)

Realizaram-se 7 passeios com a participação de 136 munícipes. Uma das participantes, Augusta Picado, 56 anos, de Salreu, apreciou esta “experiência nova”. Assim como Raquel Marques Teixeira, 81 anos, de Beduído, pela “surpresa” por ter experimentado este diferente meio de transporte. Elsa Dominguez, 67 anos, de Canelas dizia entre sorrisos: “já tenho mais uma para contar, andei de Tuk!”

Este festival levou os munícipes a descobrir outras modalidades desportivas, como o ZumbaFitness ou a Yoga, no Multiusos. Elisabete Oliveira, 64 anos, de Canelas, expressava o seu contentamento por ter experimentado a primeira pela alegria contagiante, a segunda pelo relaxamento que oferece. A Caminhada do Antuã com marcha e exercícios localizados no Parque Municipal do Antuã abriu o festival. O Complexo de Desporto e Lazer recebeu uma Mega Aula de Hidroginástica, que o Porto Canal acompanhou. Estas 4 aulas tiveram uma média de 40 participantes por sessão.

Também a Biblioteca foi outros dos palcos deste festival com oficinas de expressão plástica, sessões de expressão dramática e corporal. O Cine-Teatro abriu as portas para uma tarde de cinema. Outro dos momentos mais divertidos foi a Matiné Dançante, baile e arraial com música ao vivo no Multiusos, com a participação de 150 pessoas.

“Participei em todas: no baile, caminhada, convívio, zumba e na yoga que foi muito relaxante. Adorei”, confirmou Elsa Dominguez. A sua colega de turma, Elisabete Oliveira, concluía dando uma nota muito positiva “5 estrelas!” e dando os parabéns à organização. “Este mês foi um espetáculo”.

O Festival Sénior de Estarreja foi um dos eventos criado pela Escola Municipal de Desporto. Ao longo da última década, outubro tem sido o mês de excelência dedicado aos munícipes a partir dos 50 anos de idade. A promoção do bem-estar social dos seniores é o principal propósito deste evento, que se realiza desde 2003, abrangendo iniciativas de carácter lúdico, cultural e recreativo, e a par das políticas sociais e desportivas da autarquia.

Tem sido assim ao longo dos últimos 10 anos e tornou-se numa marca reconhecida do Município, na sequência da criação do programa de ginástica de manutenção +50, que veio introduzir a prática do exercício físico regular na população menos jovem. Atualmente funcionam 12 turmas abrangendo mais de 200 alunos que treinam duas vezes por semana, orientados por professores de Educação Física.

. Reportagem Porto Canal na Mega Aula de Hidroginástica