42 Árvores florescem no Arboreto do Antuã

A Câmara Municipal comemorou o Dia da Floresta Autóctone no Arboreto do Antuã, localizado no Parque da Cidade junto à ponte pedonal, onde duas centenas de alunos plantaram novas árvores. O projeto iniciado tem hoje 4 dezenas de árvores de 12 espécies diferentes.

segunda, 25 de novembro 2013

A Câmara Municipal de Estarreja comemorou o Dia da Floresta Autóctone no Arboreto do Antuã, localizado no Parque da Cidade junto à ponte pedonal, onde duas centenas de alunos plantaram novas árvores. O projeto iniciado em 2012 pela Câmara Municipal tem hoje 4 dezenas de árvores de 12 espécies diferentes.

Dando continuidade ao projeto “Arboreto Florestal do Antuã”, iniciado em 2012, a Câmara Municipal promoveu a plantação de mais 5 espécies florestais num total de 12 árvores: 3 castanheiros, 3 nogueiras, 2 amendoeiras, 2 pinheiros mansos e 2 aveleiras.

Nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone que decorreram na passada sexta-feira, foram selecionadas árvores que produzem frutos secos porque nesta edição foi abordada a temática “frutos secos na nossa floresta”. 260 Alunos do ensino pré-escolar, do 1º ciclo e da Cerciesta deram o seu contributo na plantação e apadrinharam uma árvore. Num local aprazível, junto às margens do Rio Antuã, as crianças usufruíram de algumas horas ao ar livre em contacto com a natureza.

Todos os alunos receberam um marcador de livros referente ao projeto municipal “O Ouriço”, que este ano explora a espécie “Nogueira”, sendo apresentado o “cartão de cidadão” desta espécie.

O presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, acompanhado dos vereadores da Educação, João Alegria, e dos Espaços Verdes, Rosa Simão, esteve no local e contactou com alunos e professores, salientando a sua satisfação pelo crescimento deste espaço pedagógico que procura transmitir, em especial aos mais novos, a riqueza florestal existente no nosso país.

A iniciativa do Setor de Serviços Urbanos e Ambiente e do Gabinete de Proteção Civil e Florestal teve o objetivo de realçar a importância da nossa floresta e a necessidade da sua preservação junto do público escolar.

12 espécies representadas

No espaço de um ano, sempre com a presença dos alunos do concelho em dias comemorativos, foram plantadas no Arboreto 12 espécies florestais num total de 42 árvores. Para além das já referidas, o espaço contém ainda as seguintes espécies: freixo comum, bétula, pinheiro manso, tulipeiro, carvalho português, pirliteiro, azevinho, medronheiro. Outra presença notada são as aromáticas, existindo 5 espécies: alecrim, urze, salvia, giesta vermelha e giesta amarela.

Pretende-se assim proporcionar um espaço diferente, como uma “sala de aula viva”, onde é possível passear, relaxar e aprender! O projeto do Arboreto Florestal do Antuã enquadra-se no prolongamento do Parque Municipal do Antuã, com a ponte Pedonal que une o espaço rural ao espaço citadino, de forma harmoniosa.

Consulte a Galeria de Imagens desta iniciativa