Feliz Natal… com uma Árvore natural “O pinheiro ficou lindo!”

Mais de 4 centenas de famílias já aderiram à campanha de entrega de Pinheiros de Natal. “Feliz Natal… com uma Árvore Natural” é o slogan da iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja que vai já na sua 4ª edição e pretende sensibilizar a população para o respeito pela floresta e ordenamento florestal. A campanha teve eco no Brasil.

quinta, 12 de dezembro 2013

Inscrições terminam hoje

Terminam esta quinta-feira, dia 12, as inscrições para ter em sua casa uma árvore natural, sem deixar de respeitar o Ambiente. Estes pinheiros são provenientes do desbaste de Pinheiros bravos (Pinus pinaster) fundamental para a regeneração de Pinheiros mansos (Pinus pinea) no Eco Parque Empresarial de Estarreja.

A 4ª edição da campanha de entrega gratuita de pinheiros vem ao encontro do desejo das famílias de terem uma árvore de Natal natural como símbolo de tradição, união e esperança. Até agora, foram entregues cerca de uma centena de árvores, o que eleva para mais de 400 árvores entregues desde o início deste programa.

Após o lançamento da iniciativa, no final do mês de novembro, o Município recebeu um inédito e longínquo pedido proveniente do Brasil. Simone Côrtes, apaixonada pela espécie em causa, pediu o envio de um pinheiro de Natal ao Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, através do canal “Fale com o Presidente”, disponível na página do Município na internet. Infelizmente, por questões fitossanitárias não foi possível atender ao pedido, contudo após uma explicação dos serviços municipais sobre como plantar uma árvore desta espécie, Simone confirmou que já plantou o seu exemplar.

Vinda da freguesia de Pardilhó, Patrícia Campizes teve a felicidade de poder levantar o seu pinheiro na última sexta-feira, que a fez reviver o tempo “das árvores de natal da minha infância”. Elogiando a campanha acrescentou que “para quem prefere o pinheiro natural, evita o procurar o pinheiro mais bonito e andar pelo pinhal alheio”.

Estimular a consciência ambiental dos cidadãos é um dos objetivos da autarquia e a adesão demonstra que os estarrejenses denotam responsabilidade ambiental. Aos olhos de Patrícia, a “Câmara Municipal de Estarreja deve dar continuidade à iniciativa”, garantindo que pretende voltar a participar, até porque em sua casa “o pinheiro ficou lindo!”.

Para além de particulares, também coletividades e empresas decidiram aderir ao Pinheiro Natural proveniente do Eco Parque, dando um novo brilho à quadra natalícia, junto dos associados e colaboradores.

+ INFO

Existem três tamanhos de pinheiros disponíveis:
. Pinheiro 1 – 0,80m a 1,50m
. Pinheiro 2 – 1,50m a 1,70m
. Pinheiro 3 – 1,70m a 2,00m

Inscrições até dia 12, quinta-feira
GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja
Telefone 926 574 907
E-mail andreia.barbosa@cm-estarreja.pt

O levantamento do Pinheiro de Natal decorre no Mercado Municipal na sexta-feira, dia 13, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

: No fim das festividades natalícias, os Munícipes que assim desejarem podem deixar o seu pinheiro no dia 8 de janeiro de 2014, nas instalações do Mercado Municipal, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, para que estes sejam conduzidos para compostagem, sendo aproveitados na fertilização dos espaços verdes públicos do município.